Você está lendo...
Nissan March vai virar SUV elétrico feito pela Renault na nova geração
Notícias

Nissan March vai virar SUV elétrico feito pela Renault na nova geração

Compacto renascerá sobre a plataforma CMF B-EV e será feito na França; modelo deve estrear em 2024, ainda sem planos de vir ao Brasil

Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

02 de fev, 2022 · 5 minutos de leitura.

Nissan
Nissan Micra/March será gêmeo de Mitsubishi ASX e Renault Captur
Crédito:Nissan/Divulgação

É forte a tendência de transformar hatches em mini SUVs. O próximo da fila será o Nissan March. Esqueça o hatch que, fora do Brasil, foi vendido com o nome Micra. A nova geração do compacto da marca japonesa renascerá daqui a dois anos com formas de SUV e motor 100% elétrico. É o que revelou o vídeo teaser (veja mais abaixo) das próximas novidades da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi. O modelo aparece rapidamente e sombreado, sem revelar o visual, mas mostra um pouco dos faróis e lanternas de LEDs. O estilo é futurista e ainda parece mais próximo de um conceito.

Nissan
Reprodução/Nissan

A informação foi dada durante apresentação da Alliance 2030. Trata-se de um roteiro comum anunciado pela Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, que se concentra em mobilidade sustentável. Na ocasião, a marca focou, como já se esperava, na opção pela total eletrificação da frota. É o futuro, afinal, o cerco está fechando cada vez mais para os motores a combustão.


O grupo anunciou outra solução que visa maior aceitação do público. Nesse sentido, a marca japonesa decidiu fazer verdadeira reviravolta na vida do Nissan March/Micra, tornando-o gêmeo de Renault Captur e Mitsubishi ASX. Este último, todavia, também muda seu posicionamento no futuro próximo.

Breve histórico

Lançado em 1982, os atributos como o tamanho reduzido e o baixo preço do Micra conquistaram a clientela. Entretanto, o tempo foi passando e o modelo foi crescendo. Hoje, fora do portfólio brasileiro, não é mais tão compacto - nem tão barato. Contudo, o modelo caiu no ostracismo ao longo do tempo. Assim, a Nissan viu que era hora de mudar novamente.

Reprodução/Nissan

Nesse sentido, a sexta geração do modelo vem aí, construída sobre a plataforma Alliance CMF B-EV - a mesma do elétrico Renault 5, que também aparece no vídeo abaixo. O novato tem tamanho compacto e conjunto ótico em formato de círculos - à lá Fiat 500e. Dá para notar a iluminação feita por LEDs tanto na frente (até no logotipo da Nissan) quanto nas lanternas traseiras.

Sobre data de chegada, nada foi dito até o momento. Entretanto, levando em conta o ciclo de vida do modelo atual (nascido em 2016), espera-se que o novo March chegue em 2024. Afinal, a média de vida útil de um veículo é de aproximadamente 8 anos.


Reprodução/Nissan

De acordo com o diretor de operações da Nissan, Ashwani Gupta, o novo Micra foi criado pela Nissan, mas será feito no centro Renault Electricity, na França. Para ele, a plataforma comum das três marcas proporcionará o lançamento de um modelo que renda "mais entusiasmo aos clientes da Europa". Dessa forma, não há previsão de chegada ao Brasil - ao menos no primeiro momento.


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião