Com vendas modestas no primeiro semestre de 2023, o Nissan Versa acaba de ganhar a linha 2024 no Brasil com melhorias importantes que devem ajudar o modelo aumentar os emplacamentos. O sedã compacto desembarca do México com visual mais moderno, sobretudo na dianteira, bem como uma cabine mais interessante nas versões de topo. Disponível nas concessionárias brasileiras, o Versa 2024 tem preço de R$ 105.190 na versão de entrada Sense.
No desenho, o Versa 2024 traz alguns retoques que o deixaram mais moderno – e até um tanto parecido com o Hyundai HB20S de frente. A dianteira muda o para-choques, que foi remodelado e traz um novo estilo para a grade “V-motion”, que está maior e adiciona filetes cromados. Além disso, o sedã conta com o novo logotipo da marca japonesa, presente na frente e na traseira. Por fim, os faróis são Full LEDs, o que deixa o visual mais sofisticado na versão mais cara.
Uma das novidades da linha 2024 são as novas rodas de 15″ a 17″, que mudam conforme a versão. Além disso, a configuração topo de linha Exclusive tem um aerofólio. Outra adição é a cor Cinza Lunar no catálogo que, ao todo, conta com oito opções de pintura. Seja como for, um dos destaques no Versa continua a ser o porta-malas de 482 litros. Bem como a cabine, que recebe tranquilamente três adultos com 4,62 metros de distância entre-eixos.
Nissan Versa 2024 está mais equipado
Na cabine, as versões mais baratas permanecem com o multimídia de 7″. Entretanto, a configuração topo de linha recebeu tela maior, de 8″, mas sem adição de recursos. Ou seja, o equipamento é simples de operar, mas deve conexão sem fio para Android Auto e Apple Carplay – ambas as interfaces de espelhamento requerem uso de cabo USB.
Por fim, a configuração mais cara exibe novo padrão de acabamento que deixou o painel com aparência mais chique. Já entre os equipamentos, o Versa 2024 tem volante com ajuste de altura e profundidade, acionamento do motor por botão, retrovisores externos e vidros elétricos e quatro entradas USB (três do tipo C e uma do tipo A). Outra novidade é o carregador de celular por indução a partir da versão intermediária Advance, item inédito no sedã mexicano.
Ao volante, mais segurança no Nissan Versa 2024
Em relação às tecnologias, o sedã importado do México incorpora alerta de colisão frontal e assistente inteligente de frenagem em toda a linha. Além disso, a partir da versão intermediária há Visão 360° com detector de objetos em movimento. Mas o controle de cruzeiro adaptativo (ACC) ficou de fora. Seja como for, os novos equipamentos se somam ao assistente de saída em rampas, ao controle de estabilidade e ao alerta de ponto cego, já disponíveis.
Ao volante, o sedã é estável e preza pelo conforto em ambiente urbano e na estrada. Aliás, não há qualquer mudança sob o capô. Ou seja, o Nissan Versão 2024 mantém o motor 1.6 flex com até 113 cv e 15,3 mkgf a 4.000 rpm (com etanol no tanque). Assim, é um pouco lento nas respostas ao pedal do acelerador, com o câmbio Xtronic CVT. Embora simule marchas, a transmissão prioriza o consumo de combustível. Por isso, não faz trocas tão dinâmicas.
Mas o sedã promete agradar quem busca um carro com bons números de consumo. Segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do Inmetro, o novo Nissan Versa faz 7,92 km/l com etanol na cidade, e 11,55 km/l com gasolina. Já o consumo médio rodoviário é de 10,23 km/l e de 14,68 km/l, na mesma ordem. Dessa forma, com o tanque de 41 litros, o modelo tem autonomia de 472 km na cidade e de até 603 km na estrada.
Versa tenta se aproximar de City e Yaris sedã
Como dissemos no início, o Nissan Versa 2024 chega para melhorar as vendas do sedã mexicano, que ainda não emplacou tão bem neste ano. De janeiro a junho de 2023, o modelo soma 3.571 unidades, ou seja, quase a metade do que vendeu o Honda City sedã (6.597) e o Toyota Yaris sedã (6.057). E menos ainda na comparação com o líder Chevrolet Onix Plus (35.726) e com Fiat Cronos (19.195), VW Virtus (9.689) e Hyundai HB20S (9.499).
Versões e preços do Nissan Versa 2024
- Sense: R$ 105.190
- Advance: R$ 114.290
- Exclusive: R$ 126.590
Siga o Jornal do Carro no Instagram!