Você está lendo...
Reino Unido inaugura seu primeiro posto de carregamento para veículos elétricos
Notícias

Reino Unido inaugura seu primeiro posto de carregamento para veículos elétricos

Na mesma semana do início da vacinação em massa contra a Covid-19, o Reino Unido introduz primeiro posto com capacidade para abastecer 36 veículos elétricos

Emily Nery, para o Jornal do Carro

09 de dez, 2020 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

Posto de carregamento de veículos elétricos no Reino Unido
Posto de carregamento de veículos elétricos no Reino Unido
Crédito:Divulgação/Gridserve

Além do Reino Unido se tornar o primeiro País ocidental a iniciar a vacinação contra a Covid-19, a terra da Rainha inaugurou também seu primeiro posto de abastecimento voltado somente à veículos elétricos. O local é alimentado com energia renovável e é apenas o primeiro do plano de construção de 100 postos para fornecimento de energia em carros sustentáveis. 

A inauguração aconteceu ontem (07), próximo a Braintree, no condado de Essex (ING). A estação dispõe de 36 carregadores elétricos ultrarrápidos de 350kWh. Eles conseguem fornecer cerca de 322 km em 20 minutos, de acordo com a Gridserve, empresa responsável pela infraestrutura e tecnologia.  

Posto de carregamento de veículos elétricos no Reino Unido
Divulgação/Gridserve

Publicidade


A grande vantagem do local é o preço mais barato para recarregar o veículo. O preço inicial do kWh é de £ 0,24, cerca de R$ 1,64. A operadora confirma que um veículo médio consegue abastecer de 20% a 80% de sua bateria e pagar menos de 10 libras, ou seja, um pouco menos de R$ 68

Posto inclui rede de armazenamento de energia para o inverno

A energia que alimenta os veículos provém de painéis solares alocados nos postos, bem como da rede de fazendas solares da Gridserve. Em épocas menos ensolaradas, uma bateria de 6 MWh consegue armazenar energia suficiente para garantir até 38 mil km de autonomia nos automóveis. Além disso, ela pode transferir a eletricidade para locais escassos de alimentação solar.

Assim como um posto de combustível convencional, há uma rede de conveniência com lojas e cafés para os motoristas esperarem enquanto o veículo carrega.  


Há cerca de um mês, o primeiro-ministro, Boris Johnson, anunciou que proibirá a venda de veículos com motor a combustão a partir de 2030. Segundo o governo, o plano é zerar as emissões de carbono, assim como criar e manter cerca de 250 mil empregos nas áreas energia, transportes e tecnologia. O Reino Unido será o País europeu que banirá mais cedo o motor alimentado por fontes fósseis.



Deixe sua opinião