A Audi “bombou” o Salão de Frankfurt nesse ano. Além dos conceitos e das novidades em tecnologia, a marca mostrou a nova geração da RS4 Avant, versão esportiva da perua A4 Avant, que volta ao mercado para brigar com a Mercedes-AMG C63 Estate.
A nova geração vem equipada com um motor V6 2.9 biturbo que entrega 450 cv e 61,1 mkgf nas quatro rodas por meio da transmissão automática de oito marchas e do sistema de tração integral Quattro.
Essa apimentada perua acelera de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos e atinge a velocidade máxima, limitada eletronicamente, de 250 km/h, mas pode receber um pacote RS Dynamic que sobe o limite para 280 km/h.
Se comparada a rival Mercedes-AMG C63 Estate, que usa um motor V8 4.0 biturbo de 480 cv e tem câmbio de sete marchas, a RS4 Avant é 0,1 segundo mais rápida. A ajuda para isso acontecer veio dos 80 quilos que ela perdeu em relação à geração anterior – 1.790 kg.
Em relação à A4 Avant com suspensão esportiva, a RS4 Avant tem uma suspensão 7 mm mais baixa. Ela também pode ser equipada com o opcional Dynamic Ride Control, que são os amortecedores adaptativos, freios a disco de cerâmica e ajuste de direção dinâmico RS, que permite ao motorista ajustar a assistência.
Por fora, os arcos das rodas são 30 mm mais largos para acomodar as rodas de 19 polegadas (ou 20″ opcionais), na traseira há um difusor de ar esportivo, saídas de escape ovaladas e um spoiler de teto na tampa do porta-malas. Por dentro, bancos esportivos, volante de base achatada revestido de couro e painel de instrumentos virtual estão presentes.