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Nova Chevrolet Spin tem preços revelados; veja os valores e versões
Mercado

Nova Chevrolet Spin tem preços revelados; veja os valores e versões

Minivan chega ao mercado em quatro opções e mais cara que o rival Citroën C3 Aircross; apesar de renovada, Spin mantém antigo motor 1.8

Thais Villaça, Especial para o Jornal do Carro

26 de mar, 2024 · 5 minutos de leitura.

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Chevrolet Spin
Chevrolet Spin 2025 parte de R$ 119.990 em versão com cinco lugares e câmbio manual
Crédito:Chevrolet/Divulgação

Depois de muitos flagras ao longo dos últimos meses, a Chevrolet revelou os preços e versões da nova Spin 2025. A minivan chega ao mercado em quatro versões (ante as sete do modelo anterior): LT MT, LT AT, LTZ e Premier. Todas são equipadas com o mesmo motor, mas a configuração de entrada é a única que traz câmbio manual de seis marchas. As demais vêm com o automático, também de seis marchas.



Sob o capô está sempre o velho conhecido 1.8 flex aspirado, mas que recebeu um novo módulo de gerenciamento eletrônico, com o dobro da capacidade de processamento, emprestado do Tracker. Potência e torque, contudo, não mudam: são 111 cv e 17,7 mkgf. De acordo com a montadora, os ajustes deixaram o motor 11% mais econômico. Segundo o Inmetro, os números de consumo são de 13,4 km/l na estrada e 10,5 km/l na cidade com gasolina, além de 9,3 km/l e 7,3 km/l, respectivamente, com etanol.

Seu principal rival será o Citroën C3 Aircross, lançado no fim do ano passado na versão de cinco lugares e há cerca de um mês na de sete assentos. O francês é equipado com motor 1.0 turboflex de até 130 cv e 20,4 mkgf, além câmbio CVT que simula sete marchas em todas as configurações. Há três opções de acabamento que podem ter cinco (a partir de R$ 109.990) ou sete lugares (R$ 117.990). Ou seja, a Spin finalmente ganhou um concorrente à altura, mais potente e mais barato.

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Chevrolet Spin 2025
Chevrolet/Divulgação

Spin de cara nova

Por fora, chama a atenção a nova dianteira, com elementos que lembram a picape Montana. Há novos faróis divididos, grade maior, e para-choque com recortes mais agressivos. Novas rodas e laterais com molduras plásticas nos para-lamas também são novidades. Atrás, a tampa do porta-malas foi redesenhada e as lanternas de LED têm nova identidade visual.

Por dentro, a minivan pode receber, de acordo com a configuração, ar-condicionado digital, central multimídia de 11″, painel de instrumentos digital, carregador de celular por indução e novos revestimentos, por exemplo. Por fim, o porta-malas é generoso e carrega até 756 litros. Confira abaixo os preços das versões e os principais equipamentos de cada uma delas.


Chevrolet Spin 2025
Chevrolet/Divulgação

Versões e preços

LT MT6 – R$ 119.990

Seis airbags, faróis e lanternas de LEDs, câmera de ré, painel digital de 8”, central multimídia MyLink com tela de 11”, sistema OnStar com wi-fi e atualizações Over-the-Air (OTA), segunda fileira de bancos corrediça e rodas de 15” com calotas.


LT AT6 – R$ 126.990

Itens da LT MT6 + câmbio automático, controle de cruzeiro e saídas de ventilação traseiras

LTZ AT6 – R$ 137.990


Itens da LT AT6 + sete lugares, volante com revestimento premium, bancos com acabamento híbrido, partida por botão, sensor de chuva, sensor crepuscular, sensor de estacionamento, computador de bordo e rodas de alumínio de 16”.

Premier AT6 – R$ 144.990

Itens da LTZ AT6 + alerta de colisão, alerta de saída de faixa, alerta de ponto cego, frenagem automática de emergência, indicador de distância do carro à frente, carregador por indução, bancos com acabamento premium, grade com detalhes cromados, rodas com acabamento usinado e rack de teto preto.


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Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.