A nova Fiat Strada 2021 cresceu bastante em relação à picape anterior e tem visual mais robusto. A informação, que já havia sido antecipada pelo Jornal do Carro, foi confirmada pela imagem da traseira do modelo, divulga nesta segunda-feira, 9, pela Fiat. O modelo deve chegar às concessionárias em maio com preços acima dos R$ 70 mil.
Atualmente, a versão Freedon com cabine simples e motor 1.4 Evo tem preço sugerido de R$ 68.490. Esse valor é para a configuração básica, sem nenhum tipo de opcional. A versão Adventure, com cabine dupla, parte de R$ 83.690. A nova opção de topo, que se chamará Volcano, será bem mais cara e partirá de R$ 90 mil.
A nova Fia Strada 2021 representa a maior reformulação feita na picape desde o seu lançamento, em 1998. A nova plataforma, por exemplo, é derivada da base do hatch Argo.
Em fevereiro, o Jornal do Carro já havia antecipado que a nova Fiat Strada 2021 é uma espécie de “mini Toro”. No flagra, publicado no perfil @gessnermotors, é possível ver os faróis com luzes de LEDs de uso diurno com o mesmo formato dos da Toro. O carro flagrado tinha rodas de liga leve, retrovisores com repetidor de seta e rack de teto.
Nova Strada terá quatro portas
Com a foto da traseira revelada hoje pela Fiat e a de frente, mostrada pela marca no dia 11 de fevereiro, foi possível confirmar os indícios que apontavam para o novo desenho das lanternas. Essas peças têm um prolongamento que invade as laterais, com recorte semelhante às da Toro.
CURTA O CANAL DO JORNAL DO CARRO NO YOUTUBE
A imagem mostra como ficou toda a parte traseira e lateral da nova Fiat Strada 2021. Uma das mudanças mais importantes é a adoção das quatro portas. Na geração anterior, a versão de cabine dupla da picape tinha três portas.
A terceira porta, localizada do lado direito da Strada, era do tipo “suicida”. Esse sistema tem abertura para trás. Para instalar o sistema, a Fiat teve de reforçar a estrutura do lado direito do modelo. Isso acabou impactando, ainda que de forma pouco perceptível, o centro de gravidade do carro.
Linha inclui versões de cabine simples
Na parte traseira, o destaque está no centro da tampa da caçamba. Trata-se do nome “Fiat” em letras garrafais. Diferentemente da Toro, essa “porta” não é partida ao meio nem se abre para os lados. A abertura é do tipo convencional, para baixo.
A nova Fiat Strada 2021 também terá versões de cabine simples. Um grande diferencial dessa opção será um prolongamento da carroceria (uma espécie de cabine estendida). O flagra do perfil ma_4x4 mostra bem que, nesta opção, a picape se distancia da Toro e parece mais com o Mobi.
Motor 1.3 de 109 cv e câmbio CVT
O Jornal do Carro também antecipou as mudanças no trem de força da nova Fiat Strada 2021. Entre os destaques estão o motor 1.3 Firefly de até 109 cv de potência e 14,2 mkgf de torque.
Essa opção será oferecida nas versões de topo. Para as configurações de entrada, a nova picape virá com o 1.4 Evo. O conhecido quatro-cilindros flexível gera até 85 cv.
A partir de 2021, a Fiat deverá oferecer opção de câmbio automático do tipo CVT na nova Fiat Strada. A nova transmissão deverá contribuir para a redução dos níveis de consumo e emissões, um dos problemas da antiga caixa automatizada disponível para alguns modelos da Fiat.