A nova F-150 Raptor foi revelada pela Ford na tarde desta quarta-feira (3). Como era previsto, o motor 3.5 V6 biturbo EcoBoost continua em cena. A fabricante, porém, não fala em potência – algo que deve rondar os 456 cv do modelo antigo. A fórmula da grandalhona, no entanto, continua praticamente a mesma.
Para encarar a Ram TRX, que tem motor V8 e 702 cv, houve quem apostasse num oito canecos em V para a Raptor 2021. Seria este o 5.2 V8 superalimentado do Shelby GT500. Na prática, um total de 760 cv. O que não aconteceu. Ainda! Afinal, a Ford prometeu oferecer tal motorização em breve, na apimentada Raptor R.
À primeira vista, a linha 2021 da Ford F-150 Raptor adota a mesma abordagem que o modelo padrão.
Mudanças mecânicas na Raptor
Mas houve alteração mecânica. Um exemplo, é o novo sistema de escapamento que produz sons diferenciados, conforme a escolha do motorista ou o modo de condução. São quatro: Quiet, Normal, Sport e Baja.
Por falar em modos de direção, existem sete. Com eles, são ajustadas a transmissão, o comportamento do acelerador, amortecedores, etc.
Na Raptor de terceira geração, houve revisão da suspensão. A Ford redesenhou completamente a suspensão traseira. Agora, multilink de cinco braços super-longos na traseira e uma barra Panhard. Também há novos amortecedores. Os pneus (BFGoodrich KO2) de 35 polegadas são de série. Mas há os opcionais de 37″.
Visual
Sem mudanças drásticas em comparação com o modelo convencional, no entanto, a novata tem novo capô, grade dianteira remodelada e mudanças nas lanternas traseiras. O painel ganhou revisão. Sem maiores revoluções, a princípio, o interior tem atualizações estéticas modestas, como detalhes em laranja e partes do acabamento em fibra de carbono.
Contudo, são oito tonalidades para a carroceria. São elas: Oxford White, Ágata Black, Code Orange, Velocity Blue, Rapid Red, Iconic Silver, Antimatter Blue e Lead Foot.
Assim como a potência, preços não foram divulgados pela Ford. Em síntese, a aposta é que rondem os US$ 60 mil (cerca de R$ 322 mil, na conversão direta).