Após revelar a nova geração da Ranger, a Ford apresenta a Ranger Raptor, versão extrema da picape média. Trata-se do terceiro modelo da marca norte-americana a ter a opção de alta performance, junto com a irmã maior F-150 e o SUV Bronco Sport. Como de praxe, a picape passou por grandes transformações, tanto no visual, quanto na mecânica, que traz um conjunto mecânico mais “parrudo”.
De acordo com a Ford, a Ranger Raptor será lançada de início na Europa, onde as primeiras entregas estão marcadas para o último trimestre de 2022. No entanto, mais adiante, a caminhonete também vai estrear em outros lugares como, por exemplo, a Austrália. Mas, é bom não criar expectativas, pois não há confirmações de que ela vem ao Brasil. Por ora, a única certeza aqui é que a nova geração da Ranger chegará em 2023.
Motor V6
Uma das principais novidades da Ranger Raptor é o motor EcoBoost V6 3.0 biturbo a gasolina. Na Europa, que atende normas mais rígidas em relação a emissões de poluentes, o conjunto vai oferecer 288 cv de potência e 50 mkgf de torque. Já na Austrália, a capacidade vai ser maior, aumentando para 397 cv e 59,4 mkgf. Em ambas, o câmbio será automático de 10 marchas.
Segundo a marca, o motor possui um bloco compacto de ferro-grafite. Dessa forma, é cerca de 75% mais resistente e até 75% mais rígido que o bloco de ferro fundido. O intuito é alcançar respostas mais rápidas, principalmente na aceleração. Além disso, o conjunto adotou um sistema anti-inércia (anti-lag), que permite uma entrega mais rápida de potência.
Vale dizer que a picape vai ganhar também uma variante com o motor 2.0 biturbo diesel. No entanto, não há mais informações de quando ou detalhes de potência e desempenho.
Modos de condução on-road e off-road
Todas as versões têm tração 4×4 e modos de condução que prometem se adaptar a qualquer tipo de terreno. Para uso na cidade, há as opções Normal, Sport e Slippery. Já para o uso off-road, há os modos Rock Crawl (pedras), Sand (areia), Mud/Ruts (lama) e o Baja, que serve para condições mais extremas de via.
Até o momento, não há mais informações detalhadas de consumo. Porém, sabe-se que, assim como no Bronco, há sistema de condução semiautonôma. No mais, a picape ganhou nova suspensão com amortecedores Fox Live, que trazem uma fricção menor, e novos braços de alumínio.
Nova identidade visual
No geral, a Ranger Raptor ficou com um visual ainda mais robusto. As rodas são de 17” com pneus all-terrain, que oferecem uma força extra para a caminhonete. Além disso, também conta com novos faróis de LED, para-choques remodelados, degraus laterais de alumínio e uma grade maior com o nome ”FORD”.
Já no interior, o modelo ficou mais moderno. Em relação a estética, a Ford trouxe bancos esportivos com costuras vermelhas. Porém, a cor que prevalece é a preta. Em relação a tecnologia, a picape ganhou uma central multimídia de 12”, com conexão sem fio para Android Auto e Apple Carplay, bem como um painel de instrumentos de 12,4”. Por fim, também vem equipada com o sistema de som Bang & Olufsen, com 10 alto-falantes.