VW Tarok 2026 projeção
Kleber SIlva/K Design AG

Nova picape da Volkswagen: veja tudo que sabemos sobre a Tarok

Tarok será feita no Paraná junto com o T-Cross, com quem vai compartilhar a plataforma e boa parte do visual e da mecânica

Por Thais Villaça 21 de jun, 2024 · 4m de leitura.

Depois de muitos anos de boatos e adiamentos, a Volkswagen finalmente confirmou a produção da Tarok em sua fábrica de São José dos Pinhais (PR). A picape chega às lojas em 2026 e é cotada para receber o novo motor 1.5 com tecnologia híbrida leve, que está sendo desenvolvido pela marca como parte dos investimentos de R$ 16 bilhões anunciados para o País até 2028.

Posicionada entre a Saveiro e a Amarok, a novata terá um porte intermediário, ou seja, vai brigar no segmento de Fiat Toro, Chevrolet Montana e Renault Oroch, por exemplo. Sua plataforma será a MQB A0, a mesma de T-Cross e Virtus, que também sairão da unidade paranaense, além de Polo e Nivus.

tarok
Volkswagen/Divulgação

O que se sabe sobre a Tarok

Além de dividir a arquitetura com o T-Cross, a Tarok terá muito do visual do SUV reestilizado recentemente. Em termos de dimensões, deverá ter medidas próximas às da Montana, já que sua base será a de um utilitário compacto, e não de um médio como no conceito apresentado em 2018 (e que usava a mesma plataforma do Taos).

Em relação a motorização, a picape deve estrear o motor 1.5 Evo2 de 150 cv e 25,5 mkgf, que vai substituir o atual 1.4 TSI. O câmbio será o DSG de sete marchas, mas versões manuais voltadas ao trabalho não estão descartadas. Há ainda a possibilidade de a marca usar até mesmo uma opção híbrida convencional para se manter dentro das regras de ruídos e emissões. Além disso, a picape pode receber também os mesmos motores dos irmãos. Pensando assim, caso a Tarok tenha porte de Montana, até o 1.0 TSI de 128 cv pode fazer sentido. 

Na cabine, o estilo deve seguir o do T-Cross, com painel de instrumentos digital de 10,25”, central multimídia VW Play de 10,1” com conectividade para Apple CarPlay e Android Auto sem fio, carregador de celular por indução e sistema de ar-condicionado com comandos digitais.


Siga o Jornal do Carro no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Novo VW T-Cross 2025 é mais sofisticado sem subir de preço