Que as picapes estão em alta é fato. E, com isso, diversas montadoras ficaram de olho neste nicho. Inclusive, quem nunca teve esse tipo de modelo no portfólio. Estamos falando da Kia, que há alguns meses confirmou o nome de sua mais nova aposta. Agora, de acordo com o site oficial da marca sul-coreana, a Tasman já tem até data de lançamento: 29 de outubro.
A revelação da Tasman ao público está programada para acontecer durante o Salão do Automóvel de Jeddah, na Arábia Saudita. Entretanto, as vendas começam só em 2026. Provavelmente, pela Austrália – mesmo que a picape seja produzida na fábrica de Hwaseong, na Coreia do Sul. Depois, se espalhará por outros países do mundo. Embora sem qualquer confirmação, nada impede que chegue ao Brasil.
Origem do nome
A princípio, vale explicar que este nome tem um significado. Tem referência a Abel Tasman, que descobriu o estado da Tasmânia, na Austrália.
Desenvolvida para ser uma competidora direta para Ford Ranger, Toyota Hilux e companhia, o modelo aposta no visual quadradão e superfícies retas. De acordo com as novas imagens reveladas pela Kia, a picape terá o mesmo design futurista dos SUVs da marca, com destaque para o capô elevado e as luzes iluminadas por LEDs. Filetes verticais também estarão presentes. Na parte de trás, a tampa da caçamba vem com o logotipo da Kia gravado na lataria e, logo abaixo, o nome “Tasman”. As lanternas ficam nas extremidades e têm iluminação por LEDs. Há degraus integrados ao para-choque traseiro.
Na parte de dentro, pode-se esperar apelo off-road. Ou seja, nada de muito luxo e sofisticação. Para se mover, contará com motor 2.2, turbo, com quatro cilindros, movido a diesel. Trata-se do CRDi, usado pelo irmão Sorento e pelo primo Hyundai Santa Fe (que, aliás, deve ser um dos seis lançamentos que a marca promete para o Brasil), com 199 cv de potência e 44,9 mkgf de torque. Outros mercados podem, ainda, receber o 3.0 V6 de 250 cv. Haverá, por fim, um 2.5 turbo a gasolina com 281 cv e 43 mkgf, bem como um elétrico, com autonomia de 400 km.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!