Embora reúna muitos fãs, a categoria de peruas é quase inexistente no Brasil no mercado de zero-km. Mas, lá fora, as montadoras atendem aos anseios do público e, desse modo, o segmento continua a todo vapor. Na Europa, tem Mercedes-Benz Classe E Estate, Peugeot 308 SW, Volvo V90 e V60, e tantas outras opções, mas a novidade do momento é o Volkswagen Golf Variant, que ganhou atualização, assim como aconteceu com a configuração hatch (leia mais).
Na parte dianteira, o Golf Variant tem faróis de LEDs com desenho retocado. Neles, a tecnologia Matrix IQ.Light LED fica na lista de opcionais. Nas versões mais caras, tem barra (e logotipo) de LEDs que atravessa a grade dianteira (como no Taos e Tiguan Allspace). Atrás, as lanternas podem ser personalizadas em três diferentes animações. A iluminação também é feita por LEDs. Os para-choques também têm mudanças visuais.
O modelo, com base na plataforma modular MQB Evo, oferece nove opções diferentes de motorização. Vai do híbrido leve (eTSI), passando pelo híbrido plug-in (eHybrid e GTE, que têm autonomia de aproximadamente 100 km em modo elétrico), até os turbo a gasolina (TSI) e turbodiesel (TDI). Os propulsores têm entre 1.5 e 2.0 litros e as potências partem de 115 cv.
Por dentro
No interior, destaque para a central multimídia com nova interface e tela de 10,4 polegadas ou 12,9″. Também são novos o volante multifuncional (deixou de ter teclas sensíveis ao toque) e a integração com a inteligência artificial (IA) no comando de voz, por meio do ChatGPT. Utilizando linguagem natural, pode ser usado não apenas para controlar funções do carro (como o ar-condicionado ou sistema de navegação, por exemplo), mas também acessar informações online.
Na lista, ainda há novos sistemas de assistência, como a função Park Assist Plus aperfeiçoada, que assume o volante, bem como os comandos do acelerador e do freio. Além disso, pela primeira vez, o sistema Park Assist Pro estará disponível para o Golf. Assim, o motorista pode manobrar o veículo para dentro ou para fora da vaga usando seu smartphone, de forma remota. Tem, por fim, câmera 360 graus e head up display, como item opcional. Não há informações sobre a possível volta da perua ao Brasil.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!