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Nova Volkswagen Golf Variant é perua com cara de esportivo
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Nova Volkswagen Golf Variant é perua com cara de esportivo

Golf Variant acompanha o facelift recebido pelo irmão hatch e renova visual, ganha mais itens de série e investe em eletrificação

Vagner Aquino, especial para o Estadão

27 de jan, 2024 · 4 minutos de leitura.

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Golf Variant
Segmento de station wagon ainda bomba no mercado europeu
Crédito:Volkswagen/Divulgação

Embora reúna muitos fãs, a categoria de peruas é quase inexistente no Brasil no mercado de zero-km. Mas, lá fora, as montadoras atendem aos anseios do público e, desse modo, o segmento continua a todo vapor. Na Europa, tem Mercedes-Benz Classe E Estate, Peugeot 308 SW, Volvo V90 e V60, e tantas outras opções, mas a novidade do momento é o Volkswagen Golf Variant, que ganhou atualização, assim como aconteceu com a configuração hatch (leia mais).



Na parte dianteira, o Golf Variant tem faróis de LEDs com desenho retocado. Neles, a tecnologia Matrix IQ.Light LED fica na lista de opcionais. Nas versões mais caras, tem barra (e logotipo) de LEDs que atravessa a grade dianteira (como no Taos e Tiguan Allspace). Atrás, as lanternas podem ser personalizadas em três diferentes animações. A iluminação também é feita por LEDs. Os para-choques também têm mudanças visuais.

O modelo, com base na plataforma modular MQB Evo, oferece nove opções diferentes de motorização. Vai do híbrido leve (eTSI), passando pelo híbrido plug-in (eHybrid e GTE, que têm autonomia de aproximadamente 100 km em modo elétrico), até os turbo a gasolina (TSI) e turbodiesel (TDI). Os propulsores têm entre 1.5 e 2.0 litros e as potências partem de 115 cv.

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Por dentro

No interior, destaque para a central multimídia com nova interface e tela de 10,4 polegadas ou 12,9″. Também são novos o volante multifuncional (deixou de ter teclas sensíveis ao toque) e a integração com a inteligência artificial (IA) no comando de voz, por meio do ChatGPT. Utilizando linguagem natural, pode ser usado não apenas para controlar funções do carro (como o ar-condicionado ou sistema de navegação, por exemplo), mas também acessar informações online.

Na lista, ainda há novos sistemas de assistência, como a função Park Assist Plus aperfeiçoada, que assume o volante, bem como os comandos do acelerador e do freio. Além disso, pela primeira vez, o sistema Park Assist Pro estará disponível para o Golf. Assim, o motorista pode manobrar o veículo para dentro ou para fora da vaga usando seu smartphone, de forma remota. Tem, por fim, câmera 360 graus e head up display, como item opcional. Não há informações sobre a possível volta da perua ao Brasil.

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.