Com previsão de chegada ao Brasil em abril de 2020, o novo 208, da Peugeot, não obteve nota máxima em teste de colisão realizado na Europa. Das cinco estrelas possíveis, o hatch compacto ficou com quatro.
Os ensaios de segurança foram realizados pelo Euro NCAP, instituto europeu equivalente ao Latin NCAP – que faz testes de colisão de carros vendidos na América Latina.
O novo 208 perdeu uma estrela por ter atingido 56% dos pontos no teste que simula impacto contra uma pessoa. Ou seja: o Peugeot não foi bem no ensaio que avalia um atropelamento.
Este foi o único critério em que o novo 208 não obteve a nota máxima.
Nos demais ensaios, o novo 208 foi muito bem, ficando com cinco estrelas. O hatch alcançou 91% dos 100 pontos possíveis em segurança para adultos e 86% para crianças.
A nova geração do 208 foi lançada no mercado europeu neste ano.
CONFIRA O VÍDEO DO TESTE DE COLISÃO DO NOVO 208
Novo 208 sul-americano
Enquanto a atual geração do 208 é produzida pela Peugeot em Porto Real (RJ), a nova será feita em El Palomar, na Argentina. O modelo será o primeiro na América do Sul a utilizar a nova plataforma do Grupo PSA Peugeot Citroën, batizada de CMP.
O novo 208 argentino deverá ter poucas mudanças em relação ao europeu. Estão previstas apenas adaptações aos gostos e necessidades dos mercados regionais. Por isso, é possível que o hatch obtenha as cinco estrelas no teste que deverá ser feito pelo Latin NCAP.
Isso porque, embora os critérios do instituto latino-americano sejam semelhantes aos do europeu, são também um pouco menos rigorosos.
A nova geração do 208 deve dar novo ânimo às vendas do Peugeot, que estão em baixa no Brasil (confira detalhes). O modelo compacto disputará compradores no segmento mais concorrido e com maior volume de vendas do Brasil. Entre os rivais estão Volkswagen Polo, Fiat Argo, Toyota Yaris e os recentemente renovados Hyundai HB20 e Chevrolet Onix.