A Audi apresentou a nova família do A5 e da versão esportiva S5. Seguindo as atuais tendências, todas as configurações terão sistema híbrido leve, ou seja, recebem uma ajudinha da eletrificação para melhorar a performance. Mas diferentemente dos modelos cupê e conversível que se despedem do mercado, os novos A5 e S5 chegam para ficar no lugar de A4 e S4 na linha de sedãs e peruas.
Isso significa que a novidade vai substituir de uma só vez o A4 e o A5 para seguir com a estratégia de nomenclatura da marca. Assim, os carros com números ímpares recebem motor a combustão, enquanto os pares são reservados apenas para os modelos elétricos. Dessa forma, o A4 será descontinuado não só por esse motivo do nome, mas também por receber críticas na Europa em relação ao design quando comparado aos rivais diretos mais modernos, como BMW Série 3 e Mercedes-Benz Classe C, por exemplo.
Como ficou o novo Audi A5
O visual do novo A5 ficou mais agressivo, graças aos para-lamas alargados, faróis de LED mais finos e grade mais estreita ladeada por grandes entradas de ar em formato triangular nas extremidades. Já a traseira também traz novidades, com destaque para as lanternas com tecnologia OLED.
Além disso, o sedã será o primeiro a utilizar a nova plataforma para carros a combustão da marca, chamada Premium Platform Combustion (PPC). Essa arquitetura é uma evolução da Modular Longitudinal Matrix (MLB Evo). Dessa forma, o novo A5 terá um entre-eixos de 2,90 metros, ou 9 cm extras em relação ao antecessor. Outras medidas como comprimento, altura e largura não foram revelados.
Por dentro, o modelo tem estilo sofisticado por conta da exclusão do excesso de botões para um visual mais limpo. Uma grande tela une o painel de instrumentos digital de 11,9” à central multimídia de 14,5”. Há ainda head up display e, como opcional, uma tela dedicada ao passageiro dianteiro de 10,9”.
Motorização híbrida leve
Ainda não chegou a vez de os sedãs mais populares da Audi ganharem versões elétricas. Assim, o A5 (tanto o sedã quanto o Avant) traz sob o capô o motor 2.0 turbo de quatro cilindros a gasolina, que recebeu aprimoramentos para ficar mais eficiente. São duas opções de potência: 150 cv para o modelo com tração dianteira e 204 cv com a tração integral quattro.
Há ainda uma configuração com motor a diesel, que recebe o sistema híbrido leve de 48 volts. O motor 2.0 turbodiesel traz auxílio elétrico para manter as emissões de poluentes sob controle, uma vez que as exigências estão cada vez mais rígidas na Europa. São 204 cv e 40,8 mkgf, mas o pequeno gerador elétrico fornece um “boost” de 24 cv em situações nas quais o carro precisa de um impulso extra. Também há opção de tração dianteira ou integral.
Quer emoção? Conheça o novo S5
Para aqueles que procuram um desempenho mais emocionante no mundo careta dos sedãs executivos, o S5 é uma boa pedida. O esportivo (que também está disponível na carroceria perua) traz um renovado 3.0 turbo V6 pareado também com o sistema MHEV. Entrega 367 cv no total – 13 cv a mais que os antigos S4 e S5. Câmbio S tronic de dupla embreagem e tração quattro com vetorização de torque garante que o carro faça curvas colado ao chão. De acordo com a Audi, a suspensão também recebeu ajustes, mas é possível incluir no pacote a suspensão adaptativa.
As famílias de A5 e S5 poderão ser encomendadas no mercado europeu já no final deste mês, com as primeiras entregas prometidas para novembro. O preço inicial do sedã é de 45.200 euros, ou pouco mais de R$ 267 mil na conversão direta. Por aqui, o sedã deve demorar a chegar, já que a Audi acaba de trazer as linhas 2025 de A4 e A5 com tração integral ao mercado brasileiro.
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