Entre as novidades do Salão de Xangai, a BMW revelou o i7. Batizado de i7 M70 xDrive, a variante do primeiro Série 7 elétrico também é a mais potente da história do sedã. Conforme a marca, há dois motores elétricos, sendo um para em cada eixo. Como resultado, o modelo tem tração nas quatro rodas.
Como resultado, a potência total combinada, de 659 cv, supera até do esportivo i40 M50, atualmente o carro da linha M mais vendido do mundo. Da mesma forma, na família de elétricos o i7 supera até o SUV iX M60, que até então era o carro eletrificado mais potente da marca alemã.
Torque máximo só está disponível durante o controle de largada
No entanto, o torque máximo, de nada menos que 112 mkgf, só está disponível por um breve período. Ou seja, durante o funcionamento do controle de largada. Com o chamado M Sport Boost acionado, o enorme sedã acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,8 segundos. Com isso, o 7 M70 xDrive é o elétrico mais rápido da BMW. Porém, no modo Sport o torque fica limitado a “apenas” 103 mkgf. Além disso, a velocidade máxima não passa dos 250 km/h.
Seu chassi, por exemplo, foi modificado pela divisão M, e o i7 de alto desempenho. Da mesma forma, a suspensão é a ar adaptativa e os amortecedores têm controle eletrônico. Conforme a BMW, toda a carroceria foi reforçada, há sistema de esterçamento das rodas traseiras e controle de rolagem da carroceria. O resultado é um carro mais estável em curvas.
Entre os detalhes, os freios podem ter pinças pintadas de azul, com o logo M. Há ainda opção preta. Aliás, as rodas de liga leve de 20 polegadas são de série. Porém, entre os opcionais estão as de 21″. Por sua vez, os pneus são específicos para modelos de alta performance.
Modo econômico limita velocidade a 90 km/h
Ainda assim, a BMW informa que as baterias do i7, de 101,7 kWh, garantem até 474 km de autonomia,. Para isso, a opção Max Range desativa itens como o resfriamento de aquecimento dos bancos, assim como o a-r condicionado. Ou seja, o objetivo é reduzir o consumo de energia e ampliar a distância entre as recargas. Nesse sentido, a velocidade máxima é limitada a 90 km/h.
Porém, se o motorista precisar de mais força, em uma ultrapassagem, por exemplo, basta pressionar forte Com isso, o modo de economia é desligado. Conforme a BMW, as baterias do i7 podem ser recarregadas em carregadores rápidos, de até 195 kW. Assim, dá para obter 80% de carga em apenas 34 minutos.
Por sua vez, na cabine um dos destaques é a nova versão do sistema operacional da marca. Assim, inclui acesso a funções específicas, bem como a gráficos exclusivos da linha M. Na parte externa, o i7M70 tem detalhes pretos, saias laterais e difusor de ar na traseira. Há ainda o pacote M Performance Proffessional, que acrescenta vários itens exclusivos ao modelo. Segundo a BMW, a produção começa no último trimestre de 2023. Por ora, não há informações sobre preço.
O Jornal do Carro também está no Instagram, confira!
O Jornal do Carro está no Youtube
Inscreva-seConfira nosso review no novo Nissan Sentra 2023!