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Novos BMW X5 e X6 viram híbridos e dirigem quase sozinhos em viagens
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Novos BMW X5 e X6 viram híbridos e dirigem quase sozinhos em viagens

BMW atualiza SUVs X5 e X6, que ficam mais potentes com conjuntos híbridos e ganham um moderno sistema semiautônomo de condução em estrada

Eugênio Augusto Brito, Especial para o Jornal do Carro

13 de fev, 2023 · 7 minutos de leitura.

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BMW X6 2024
Novo BMW X6 estreia em abril nos EUA com conjuntos híbridos inéditos e até um "boost elétrico"
Crédito:Divulgação/BMW

A BMW revelou os novos X5 e X6 nos Estados Unidos. A produção dos SUVs começa em abril, em Spartanburg, na Carolina do Sul, de onde são exportados para todo o mundo. Segundo a marca bávara, a principal novidade para os utilitários de luxo está na motorização, que une os atuais motores V8 e de 6 cilindros em linha a um conjunto híbrido leve de 48V. Dessa forma, a dupla ganha potência e fica mais eficiente no consumo de combustível.



SUVs atualizam visual

De acordo com a BMW, X5 e X6 tiveram o desenho atualizado com inspiração nos SUVs menores X3 e X4. Essa semelhança está nos faróis mais estreitos e nos para-choques frontais com tomadas de ar horizontais e verticais. O clássico duplo rim na grade mantém o tamanho dos modelos atuais e, assim, descarta o polêmico formato grande e vertical presente no esportivo M3 e no SUV grande X7.

BMW X5 2024
Divulgação/BMW

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Por dentro, há novos recursos nas telas do painel de instrumentos e do multimídia, bem como na parte de segurança, com a adição de assistências semiautônomas (Adas).

Preços nos EUA

A BMW informa que serão sete novas versões para os dois SUVs. Cinco delas são para a gama do X5 (sDrive40i, X5 xDrive40i, X5 xDrive50e e X5 M60i xDrive com pacote esportivo M). Nos EUA, os valores ficarão entre US$ 66.200 e US$ 90.300 – ou seja, de R$ 346.600 a R$ 472.800 na conversão direta e sem taxas. Por sua vez, o SUV-cupê X6 terá apenas duas variantes, a X6 xDrive40i e a esportiva X6 M60i xDrive. Os valores vão de US$ 74.900 até US$ 94.600 – entre R$ 391.800 e R$ 494.300.

No Brasil, a linha atual do BMW X5 parte de R$ 689.950 (X5 xDrive45e M Sport), enquanto o X6 começa em R$ 744.950 (X6 xDrive40i M Sport).


BMW X5 2024
Divulgação/BMW

Motores mais fortes

Nas configurações de entrada, o X5 e X6 saem de fábrica com o motor 3.0 turbo a gasolina com 6 cilindros em linha. Com a atualização, o propulsor ganha o sistema híbrido leve com bateria/alternador de 48 Volts. De acordo com a BMW, há um ganho de potência de 40 cv. Assim, o conjunto alcança 380 cv de potência, além de um torque máximo de 53 mkgf. O câmbio é o conhecido automático de oito marchas Steptronic.

Por sua vez, o X5 xDrive50e usa o mesmo conjunto, mas em versão híbrida completa, com baterias de íons-de-lítio de 25,7 kWh de capacidade, e um motor-gerador elétrico montado junto ao câmbio. Segundo a BMW, a potência total chega aos 500 cv, com torque de 71,3 mkgf. Além disso, a autonomia em modo elétrico alcança 65 km, com uma aceleração de zero a 100 km/h em só 4,6 segundos.


Por fim, as versões M60i vêm com o motor V8 biturbo de 4,4 litros. Neste caso, o conjunto é híbrido leve e fornece até 530 cv e 76,45 mkgf de torque, com 0-100 em 4,2 s. A BMW anuncia também um inédito modo Sprint, com acionamento por tecla que permitirá mudar o mapeamento para o modo Sport. Ao ativá-la, o câmbio vai operar na menor marcha possível e a bateria de 48V disponibilizará um “boost elétrico” específico para uso em arrancadas.

BMW X5 e X6 2024
Divulgação/BMW

Faróis de fibra óptica

Em relação à tecnologia embarcada, a BMW afirma que os novos BMW X5 e X6 inovam na iluminação com faróis mais finos que têm a luz de seta e LEDs diurnos em formato de flecha. Como opcional, a grade frontal pode ser iluminada também. Já as lanternas usam filamentos de fibra óptica como fonte de luz, e exibem novo visual em forma de “X”.


No interior, a tela do quadro de instrumentos tem 12,3″ e forma uma peça única com a outra tela de 15″ da central de entretenimento e configurações do veículo. A BMW diz que ambas permitirão dar comandos por botões, por gestos no ar e também por voz. Há diferentes modos de condução, 15 cores de luz ambiente, assim como novos recursos do pacote Adas.

BMW X5 2024
Divulgação/BMW

Estes assistentes semiautônomos, que integram o pacote BMW de Driving Assistance Professional, prometem “experiência restrita sem uso das mãos em rodovias de acesso limitado”. Isso a velocidades de até 136 km/h (85 milhas por hora).


Além disso, há opcionais como as funções Parking Assistant Professional, que permite comandar o estacionamento pelo lado de fora do carro, na chave. Além do Reversing Assistant e do Maneuver Assistant, que usam a leitura do GPS e o computador de bordo para manobrar os SUVs sem a interferência do motorista.

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.