Por anos, o Chery QQ se apoiou na fama de ser o carro mais barato do Brasil. Ainda assim, o modelo não conseguiu deslanchar em vendas. Após duas gerações e 8 anos de mercado, saiu de cena com cerca de 33 mil unidades comercializadas.
Como método de comparação, no mês de outubro, só o Chevrolet Onix, em mudança de geração, vendeu mais de 21 mil unidades. Ele sai de linha para a Caoa Chery se concentrar em sua nova linha de modelos, com a família Tiggo de SUVs, e o sedã Arrizo 5.
E agora o novo carro mais barato do Brasil é o Fiat Mobi. Com preço inicial de R$ 33.490 na versão Easy 1.0. ‘Peladona’, essa versão não traz o que hoje é considerado básico no mercado, como direção hidráulica, ar-condicionado, travas elétricas e alarme.
Além dessa versão, o Mobi tem outras cinco: Easy Comfort (R$ 38.990), Like (R$ 41.990), Way (R$ 43.490), Drive (R$ 45.990) e Drive GSR (R$ 48.590). Todos usam motor 1.0, mas as versões Drive usam o motor mais moderno, de três cilindros, enquanto as outras adotam o Evo de quatro cilindros.
Em todas as versões o câmbio é o manual de cinco marchas, a exceção é a de topo, Drive GSR, que vem com o câmbio automatizado de cinco marchas, que não precisa de pedal de embreagem, mas não é tão preciso quanto um automático convencional.
Renault Kwid é rival na cola
A vitória é apertada, claro. Na cola dele, com uma diferença de R$ 1.300 está o Renault Kwid na versão de entrada, Life. As outras opções são o Zen (R$ 40.390), Intense (R$ 42.890) e a Outsider (R$ 45.390). Sempre com motor 1.0 três cilindros e câmbio manual de cinco marchas.