Depois de estrear na China, o novo Chevrolet Equinox chega ao mercado norte-americano em sua quarta geração. A grande novidade é a introdução da versão híbrida plug-in (PHEV) no país, uma vez que a GM tinha intenção de vender apenas carros elétricos nos EUA. Ou seja, a decisão é um passo atrás nos planos da marca.
A grande questão, entretanto, é a falta de infraestrutura para EVs no mercado local. É um assunto que vem sendo discutido amplamente na terra do Tio Sam, sendo até motivo de arrependimento de compra para muitos consumidores. Desse modo, a montadora tomou a decisão de oferecer modelos PHEV também nos EUA – e, ao que tudo indica, o Equinox não será o único.
Outros carros não só da Chevrolet, mas também de marcas que pertencem à GM, como Buick e Cadillac, também devem receber versões com a tecnologia. Contudo, a CEO Mary Barra já declarou que a empresa mantém os planos de se tornar livre de emissões até 2035. Antes do Equinox, apenas o Corvette E-Ray tinha motorização híbrida no país.
Mais detalhes sobre o Equinox PHEV
O Equinox PHEV 2025 tem poucas diferenças no visual em relação às versões tradicionais. Há apenas alguns detalhes que identificam o modelo, incluindo as rodas de liga leve com desenho mais aerodinâmico e a ausência da saída dupla de escapamento. Além disso, o emblema PHEV aparece abaixo das lanternas.
A maior novidade do SUV, entretanto, está sob o capô. O modelo vai combinar o motor 1.5 turbo a gasolina capaz de entregar 172 cv a um elétrico de 190 cv alimentado por uma bateria de 140 kW. Ainda não há mais informações sobre outros dados técnicos do veículo, como torque e potência combinados ou consumo.
Mas outras informações já são conhecidas, como as medidas. A nova geração do SUV tem 4,65 m de comprimento, 1,90 m de largura, 1,71 m de altura e 2,73 m de entre-eixos. Os principais destaques da cabine são as novas telas, que ficaram maiores. O painel de instrumentos digital é de 11”, enquanto a central multimídia tem 11,3”.
Para o mercado norte-americano, o Equinox virá da fábrica de San Luis Potosí, no México. O início da produção está marcado para maio. Por fim, o SUV também pode ser lançado no Brasil no final do ano que vem ou início de 2025 para brigar com os chineses GWM Haval H6 e BYD Song Plus, por exemplo.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!