O fornecimento de chips para a produção de veículos está escasso desde o ano passado, e se tornou um problema na produção de carros novos. A falta de semicondutores mudou o cronograma de lançamentos. E um dos afetados é o novo Citroën C3. O hatch estrearia no País em março, quando começou a produção em Porto Real (RJ), mas só deve chegar em agosto. Nos últimos dias, as primeiras unidades emplacadas revelaram versões e motores.
De acordo com o site Autos Segredos, a Citroën confirmou a nova data aos concessionários. Ao menos, o lançamento parece mais perto de acontecer. É o que mostra o flagra (abaixo). Em meio a um comboio de novidades da Stellantis, unidades do C3 rodam sem camuflagem. E os dados do Denatran confirmam: o compacto terá motores 1.0 e 1.6 flexíveis.
Continua depois do anúncioO hatch revelado mundialmente em setembro de 2021 terá, no País, as versões Live 1.0, Feel 1.0, First Edition 1.0, Feel 1.6, Feel 1.6 Pack AT, First Edition 1.6 AT.
Motores
A princípio, as configurações Live, Feel e First Edition do novo Citroën C3 terão motor 1.0 Firefly, como no Fiat Argo e no Peugeot 208. Tem, portanto, 71 cv e 10 mkgf de torque a 3.250 rpm, com gasolina no tanque. Com etanol, os números sobem para, respectivamente, 75 cv e 10,7 mkgf. Aqui, o câmbio é sempre manual de 5 marchas.
As versões Feel, Feel Pack e First Edition com motor 1.6 terão potência de 113 cv e torque de 15,4 mkgf a 4.250 rpm, quando bebe o derivado do petróleo. Já com o combustível vegetal no tanque, gera 120 cv e 15,6 mkgf – também a 4.500 rpm. As opções de câmbio se dividem em manual de 5 marchas e automático, de 6. A mecânica, por fim, vem do primo Peugeot 208. E chegará ainda uma variante elétrica por aí (leia mais).
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Igual o indiano?
Bem como o modelo indiano, apresentado no ano passado, o Citroën C3 brasileiro deve vir com as seguintes medidas: 3,98 metros de comprimento, 1,73 m de largura e 1,58 m de altura. Já o entre-eixos fica em 2,54 metros.
O porta-malas do hatch comporta 315 litros de bagagem. Mas, por enquanto, são números extraoficiais. Afinal, os dados do modelo nacional ainda não foram divulgados.
Conteúdo
E se as medidas podem diferir entre o modelo asiático e o brasileiro, o mesmo pode se dizer do conteúdo. O novo C3 virá, pelo menos, com o básico. Ou seja, airbag duplo, freios ABS e controles de tração e estabilidade. Tela central, rodas de liga leve, quadro de instrumentos digital, ar-condicionado, entre outros mimos, também estarão no hatch.
Entretanto, o modelo terá bancos dianteiros com apoios de cabeça integrados. Ou seja, os assentos da versão de entrada serão mais finos e com espessura menor. Já as versões mais caras devem ter encosto separado, mais apoio para as pernas e abas maiores.
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