Após surgir em patentes na Itália, o Fiat Panda 2025 acaba de ganhar projeções do site russo Kolesa. De acordo com a imprensa italiana, a apresentação do modelo está prevista para acontecer no dia 11 de julho na Europa. Seja como for, quando a estreia acontecer, o hatch vai ocupar a posição de novo elétrico de entrada da marca italiana, com a missão de bater de frente com os principais rivais chineses.
Com base no novo Citroën e-C3 (à venda na Europa), o novato terá componentes compartilhados como, por exemplo, maçanetas das portas, retrovisores e para-brisa. A projeção, aliás, confirma a inspiração visual no conceito Centoventi. Ou seja, terá um design mais quadrado, com faróis de LEDs conectados por uma barra cromada. Além disso, espera-se que a Fiat apresente um novo logotipo formado por cinco barras inclinadas – uma homenagem ao escudo da marca nos anos 1980 e 1990.
Seja como for, as projeções mostram que o principal foco de atenção será a traseira. Além de contar com uma linha de cintura mais alta, o modelo traz lanternas quadradas, com uma faixa iluminada cruzando a tampa do porta-malas. Nas dimensões, terá aproximadamente 4 metros de comprimento.
Fiat Panda será elétrico de entrada
Primeiro Fiat feito sobre a plataforma global Smart Car, versão mais simples da base modular CMP, o modelo deverá trazer o conjunto elétrico do e-C3. Este desenvolve 113 cv de potência com uma bateria de 44 kWh. Além disso, o novo hatch terá opções híbridas e a gasolina – está com motor 1.2 turbo de 101 cv da antiga PSA Peugeot Citroën.
Como adiantado pelo Jornal do Carro, o novo Fiat Panda terá produção na Sérvia. A expectativa, de acordo com a imprensa internacional, é de que o hatch tenha preço inicial abaixo de 25 mil euros. Ou seja, pouco mais de R$ 133 mil na conversão direta e sem taxas. Cabe lembrar que, atualmente, a Fiat conta com o Panda a combustão em seu portfólio. Por lá, ele é equivalente ao Uno. Por isso acaba trazendo referências do hatch, que saiu de linha no Brasil em 2021.
Até o momento, a montadora não confirma preços e lançamento em outros mercados. No entanto, tudo indica que o modelo é cotado para chegar à América do Sul. Contudo, isso deve ocorrer um pouco mais adiante e com produção local, em uma das fábricas do grupo Stellantis no País.
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