Há menos de duas semanas da revelação do novo Hummer elétrico, a GMC (divisão de caminhões da empresa, responsável pela marca) revelou um breve vídeo, anunciando que a “revolução silenciosa” está chegando. A apresentação está marcada para o dia 20 deste mês. No mesmo dia, as reservas serão abertas. Ainda não há previsão de preços. O Hummer EV é apresentado como o “primeiro supertruck” do mundo. É uma cutucada direta na Tesla, que ainda não lançou oficialmente sua Cybertruck.
O modelo, que renascerá como picape e SUV, não aparece no vídeo. As imagens que surgem são lâmpadas estourando e chão se abrindo, como em filmes de ação. Apenas suas linhas surgem rapidamente na penumbra, mas elas já eram conhecidas. No vídeo, a empresa anuncia que sua “superpicape” elétrica terá 1.000 cavalos de potência e 1.590 mkgf de torque. Como comparação, o motor 6.5 V12 da Ferrari 812 Superfast tem 800 cavalos, e torque de “apenas” 73 mkgf (ao menos perto da Hummer).
Leia Mais
Como se não bastasse, há outras surpresas, caso das rodas, capazes de moverem-se conjuntamente para qualquer direção. Isso permite que o carro ande de lado, como um caranguejo.
Aliás, é exatamente esse o nome do comando que o motorista deve dar para o Hummer virar as rodas totalmente para fora: Crab, literalmente, caranguejo. O outro modo é o Adrenaline. Esse nem precisa de tradução, certo? O modelo será feito em Detroit, EUA.
Novo Hummer foi astro nas guerras e nas telas
Para quem não se lembra, o Hummer é aquele carro usado pelo Exército dos EUA e que pode ser visto em qualquer filme sobre as operações do país em conflitos ao redor do mundo.
Nas telas, principalmente, o modelo sempre triunfa. Mas nas ruas da vida real ele foi mortalmente abatido, por causa dos elevados níveis de emissões. A marca não sobreviveu à crise mundial de 2008, que quase quebrou a General Motors, dona da marca.
Por isso, dessa vez o carro renasceu apenas como elétrico. Assim, ele mantém toda a bravura, mas sem poluir. Estima-se que o Hummer EV seja capaz de ir de 0 a 100 km/h em apenas 3 segundos. A velocidade máxima deverá atingir 210 km/h.
Além disso, no dia 20 a marca deverá apresentar também o sistema super rápido de carregamento das baterias. Informações preliminares sinalizam que o carro terá baterias de Ultium, que proporcionarão autonomia de 640 quilômetros.