Teasers, flagras, polêmicas em relação ao visual. Não é de hoje que a nova geração do Hyundai Creta vem sendo comentada no Brasil. Entretanto, agora, finalmente, o SUV da marca sul-coreana definitivamente chegou renovado ao mercado. No total, são quatro versões de acabamento, as opções de motorização 2.0 e a inédita 1.0 turbo 3 cilindros, além de uma boa lista de equipamentos, principalmente, no modelo topo de linha. Com pré-vendas iniciadas hoje (25), e chegada às concessionárias de maneira gradual a partir da segunda quinzena de setembro, o novato custa entre R$ 107.490 e R$ 146.990.
Mas antes de detalhar o vasto conteúdo eletrônico, é impossível não falar um pouco sobre o polêmico visual do novo Creta – que, por sinal, não trocou de plataforma. Para criar algo “fora da caixinha” e tentar chamar a atenção da clientela – que tem diversas opções no mercado – a Hyundai deu identidade própria ao Creta e fez algumas alterações no modelo brasileiro. Nem 100% China, nem 100% Rússia, o Creta feito na fábrica da Hyundai, em Piracicaba (SP), traz a grade dianteira em formato hexagonal e com barras cromadas de efeito tridimensional (a depender da versão).
Visual distinto
No mais, o conjunto ótico tem luzes em LED na parte superior, que fazem o papel das DRLs. Os faróis principais ficam posicionados um pouco mais para baixo e podem ser iluminados por lâmpadas halógenas ou por LEDs, caso da versão topo de linha, assim como as lanternas – que também têm desenho um tanto excêntrico, diga-se. No canto inferior direito da tampa do porta-malas, vai a identificação dos motores: “2.0” ou “TGDI”. Este último é o 1.0 turbo já utilizado desde 2019 pela família HB20 (detalhes abaixo).
Por fim, embora os contornos das janelas sejam parecidos, o SUV ficou mais musculoso quando visto de lado. Essa sensação é criada pelos grandes culotes das caixas de rodas que são demarcados por vincos. O conjunto, aliás, é de 16 polegadas na versão de entrada, traz rodas diamantadas de 17″ nas opções intermediárias, e de 18″ no modelo mais caro.
Equipamentos e versões
Disponível nas versões Comfort, Limited, Platinum e Ultimate, o Creta já vem de série, desde a versão de entrada, com itens como: seis airbags, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa e freio a disco nas quatro rodas. Além disso, o SUV da marca sul-coreana tem desde a versão de entrada (R$ 107.490) sistema de monitoramento de pneus, câmera de ré, volante com ajustes de altura e profundidade, e vidros com comando elétrico. A lista traz ainda a central multimídia com tela de 8″.
Pulando para a versão Limited (R$ 120.490), ficam disponíveis – além dos itens anteriores – faróis de neblina, retrovisores com rebatimento elétrico e volante coberto com couro. Entre as tecnologias, destaque para carregador sem fio para celular, chave presencial e ar-condicionado automático digital com saídas traseiras. E tem a conectividade Bluelink.
Um parênteses. O sistema, em síntese, assim como no HB20, oferece serviços de rastreamento e recuperação veicular, além da possibilidade de realizar comandos pelo smartphone. Por exemplo, dá para ajustar a temperatura do ar-condicionado ou mesmo acessar o sistema da Smart Câmera 360°. Em suma, dá para visualizar, pelo aplicativo, o que se encontra ao redor do automóvel antes de se aproximar para embarcar.
De volta ao sistema Bluelink, há comando de voz para funções como ativar a ventilação do banco e abrir os vidros, por exemplo. No Creta 2022, o serviço conectado será gratuito nos seis primeiros meses de uso. Depois disso, haverá mensalidade de R$ 29,90. No entanto, para uso com navegação GPS, o valor mensal salta para R$ 49,90.
1.0 mais cara
A configuração Platinum (R$ 135.490) é o topo de gama do novo Creta entre as versões com motor 1.0 turbo. Além do conteúdo supracitado, traz teto solar panorâmico, banco do motorista com ventilação, freio de estacionamento por botão e bancos em couro na cor marrom.
Na parte de tecnologia, além de câmeras 360º, tem a maior central multimídia da categoria, com 10,25″, conexão Apple Car Play e Android Auto, e painel de instrumentos digital de 7″. Por meio dele, é possível ver imagens do exterior do carro com o simples aceno da alavanca de seta. Basicamente, trata-se da câmera de monitoramento de ponto cego.
Topo de linha
Por fim, a configuração Ultimate (R$ 146.990) é a mais cara e equipada do Hyundai Creta 2022. Ao conteúdo das demais, acrescenta sistema de frenagem autônoma, assistentes de permanência e centralização em faixa, controle de cruzeiro adaptativo, bem como os sensores de estacionamento dianteiro e de fadiga. O farol alto também é adaptativo, com iluminação full LEDs.
Motorização e prática
Na versão topo de linha, o Creta continua com a oferta de motor 2.0 aspirado. Batizado como Smartstream, o propulsor foi recalibrado e passou a gerar 1 cv a mais. São, no total, 167 cv e até 20,6 mkgf a 4.700 rpm. De acordo com a Hyundai, ficou 8% mais eficiente quando comparado com a versão anterior.
Entretanto, um dos grandes destaques da nova geração do Creta é o motor 1.0 Turbo GDI. Também usado no HB20, está pela primeira vez no Creta. A intenção é alcançar a concorrência e se prevenir do Fiat Pulse, que chega (em setembro) com essa proposta.
Em números, são 120 cv (tanto com gasolina quanto com etanol) e 17,5 mkgf já disponíveis a 1.500 rpm. Durante o breve test-drive em circuito fechado, foi possível perceber a esperteza do motor, que, inclusive, enche mais rápido – até por causa do turbo. Bem ágil, o três cilindros tem injeção direta de combustível e pesa apenas 30 kg a mais que o 2.0 flexível e naturalmente aspirado. Ou seja, mais leveza e, consequentemente, maior economia.
Com câmbio automático de seis marchas (assim como no 2.0), o SUV tem retomadas bem eficientes. E traz aletas para trocas atrás do volante. O comportamento da transmissão (assim como da aceleração), aliás, pode ser alterado por meio dos quatro modos de condução presentes no Creta. Ainda na mecânica, cabe lembrar que ambos os motores têm sistema Stop & Go. Nesse sentido, desliga e liga durante pequenas paradas, como em semáforos e congestionamentos, por exemplo.
Engenharia
Indo para o lado da engenharia, cabe explicar que o Creta cresceu. Agora são 4,30 metros de comprimento, 1,79 m de largura e 2,61 m de entre-eixos. Nesse sentido, mais espaço para pernas, ombros e joelhos dos passageiros e motorista. Aliás, ponto para o acabamento e para o ar de cockpit da cabine, com painel central voltado ao motorista.
Por outro lado, o porta-malas esta menor. São 422 litros contra 431 litros da geração anterior. De acordo com a marca, isso se deve à ideia de crescer o espaço interno e elevar a base do porta-malas – agora mais alto, para facilitar o acesso.
Novo e velho
Conforme o Jornal do Carro antecipou, a Hyundai vai seguir a estratégia de oferecer a nova e a antiga geração em paralelo. Segundo a marca, a linha atual seguirá no catálogo – apenas na configuração Action. Nela, a opção de motor 1.6 16V, com preço de R$ 96.490.
Ainda falando em valores, a nova geração do Creta terá revisões periódicas até 60 mil quilômetros com preços fixos para ambos os motores. No 1.0, por exemplo, a primeira (1 ano ou 10 mil km) sai por R$ 294,49. Já a sexta (72 meses ou 60 mil km), custa R$ 1.046,61. Tem cinco anos de garantia sem limite de quilometragem para veículos de uso particular.
Para o primeiro lote da nova geração do Creta, a Hyundai lança nesta quarta-feira (25) a pré-venda, que será exclusiva para os atuais clientes da marca. Demais interessados poderão efetuar reversa para o SUV a partir da quinta-feira (26).
Os 500 primeiros clientes que fizerem o pedido no site da Hyundai terão um ano de mensalidade inclusa para o Bluelink e sistema Sem Parar, além de primeira parcela do veículo com pagamento em janeiro de 2022 (quando financiado pelo Banco Hyundai). Há descontos de até 15% no seguro do carro.