Lançamentos

Novo Hyundai Creta aparece em teaser oficial e revela amplo conteúdo tecnológico; veja o vídeo

Novo Creta terá série de novas tecnologias de assistência à condução e conectividade; Hyundai confirma lançamento do SUV no último trimestre

Emily Nery, Especial para o Jornal do Carro

22 de jul, 2021 · 8 minutos de leitura.

SUVs" >
Hyundai divulga teaser e as primeiras imagens do novo Creta
Crédito:Hyundai/Divulgação

Depois de ser flagrado por completo sem camuflagem, o Novo Hyundai Creta surge nas primeiras imagens e teaser oficiais. Tal como antecipamos, o SUV terá no Brasil o mesmo visual da versão russa. A novidade é que o SUV contará com uma série de tecnologias avançadas, tais como o sistema de frenagem automática e o assistente de permanência em faixa, por exemplo. Assim como o HB20, o SUV empregará a plataforma de conectividade Bluelink com comandos remotos por smartphone.

Embora apareça parcialmente nas primeiras imagens de divulgação, é possível ver um pouco dos conjuntos ópticos totalmente novos. Eles são o ponto alto de estilo do novo Creta. Além das irreverentes luzes diurnas, os faróis e lanternas agora possuem iluminação full-LED.

Hyundai divulga teaser e as primeiras imagens do novo Creta
Conjunto ótico dianteiro é bipartido. Na porção superior, estão os faróis tradicionais e as DRLs. Abaixo, se encontram as luzes de neblina. Já a grade emprega barras horizontais cromadas Divulgação/Hyundai

Desse modo, os faróis se dividem em duas partes. Na porção superior, estão os fachos tradicionais envoltos pelas luzes de rodagem diurna. Na porção inferior, ainda escondido nas imagens, ficam as luzes de neblina. Embora esteja pouco visível, o design interno da grade ostenta barras horizontais cromadas, que criam um efeito tridimensional.

Na traseira, é possível ver uma parte das lanternas bipartidas. Tal como seu irmão russo, a inscrição “Creta” surge em letras maiúsculas logo acima da placa de identificação, ao centro da tampa.

Conectividade

Já esperada, a plataforma de conectividade Bluelink está confirmada na segunda geração do Creta. Lançado em abril deste ano, o sistema equipa as versões mais caras do HB20 e permite o comando remoto por meio do smartphone.

divulga teaser e as primeiras imagens do novo Creta
Com o Bluelink, o motorista poderá comandar alguns recursos do carro remotamente. Dar partida no motor, bloquear e desbloquear as portas são algumas das funcionalidades. Divulgação/Hyundai

Dessa forma, o proprietário pode ligar o motor, ligar ou desligar o ar-condicionado, travar ou destravar as portas, acionar o pisca-alerta e a buzina. O aplicativo também fornece informações sobre o status do veículo e do motor, como o nível de combustível.

Além disso, ele traz rastreamento, assistência 24 horas, notificações por estilo de condução, modo valet e informações sobre a saúde do veículo. No entanto, para o HB20, o serviço não acompanha um hotspot de Wi-Fi 4G embarcado. Vamos aguardar para ver se esse recurso estará disponível no novo Creta. Após os seis primeiros meses de uso, a Hyundai cobra R$ 29,90 mensais para o uso da plataforma.

divulga teaser e as primeiras imagens do novo Creta
Divulgação/Hyundai

Tecnologias a bordo

Nesta semana, a marca sul-coreana revelou a primeira imagem da central multimídia que irá equipar o SUV. Ela terá tela de 10,25″ e conexão wireless com Android Auto e Apple CarPlay. É provável que o carregador para smartphone seja por indução, mas somente nas versões mais caras. Contudo, os equipamentos de conectividade e assistência ao motorista vão muito além.

Conforme revela a imagem, no volante multifuncional há botões que indicam o uso do assistente de permanência em faixa, controle de cruzeiro adaptativo, sistema de frenagem autônomo e comando de voz. O volante também traz paddle shifts para trocas de marcha.

Da mesma forma, em outra foto há três botões do lado esquerdo da manopla do câmbio. Assim, estarão presentes a função Auto Hold, o freio de estacionamento eletrônico, além do botão para ativar a ventilação dos bancos dianteiros.

Hyundai divulga teaser e as primeiras imagens do novo Creta
Divulgação/Hyundai

Painel multimídia com acesso à câmera 360º

Para completar as novidades reveladas por ora, o Creta trará painel de instrumentos misto. Isto é, o contador de giros e o marcador de combustível serão analógicos. Todavia, velocímetro, hodômetro e outras informações estarão dispostas em um display colorido. Inclusive, será por meio dessa tela de 7″ que o motorista terá acesso à câmera para monitoramento de ponto cego.

Continua depois do anúncio
Hyundai divulga teaser e as primeiras imagens do novo Creta
Divulgação/Hyundai

Mas é importante frisar que o pacote de tecnologia apresentado agora deverá estar disponível na versão de topo de linha. Provavelmente, a Hyundai manterá o nome das configurações.

E quanto aos motores?

A motorização do Creta ainda é um mistério. Porém, especula-se que o SUV adotará o motor 1.0 turbo do HB20, que gera até 120 cv e 17,5 mkgf com etanol, e oferece injeção direta de combustível. O câmbio, por sua vez, será manual ou automático de seis marchas, tal como é no Creta atual. Hoje, o SUV utiliza os motores 1.6 Gamma de até 130 cv e 16,5 kgfm, além do propulsor 2.0 Nu de até 166 cv e 20,5 kgfm de torque. É provável que o trem de força de 2.0 litros continue em oferta no SUV.



Novo desenho das rodas de liga leve Divulgação/Hyundai

Quando chegará ao Brasil?

De acordo com a montadora, o novo Creta chega no “verão de 2021”. Ou seja, no final do ano. Essa data, portanto, quebra com a tradição da sul-coreana em lançar seus modelos em setembro. O motivo mais plausível para a mudança é a falta de semicondutores na indústria.

Vale lembrar que a Hyundai ficou sem produzir o HB20 e o atual Creta da primeira semana de julho até esta segunda-feira, 19 de julho. A recente interrupção foi a segunda neste ano feita na fábrica de Piracicaba.

Veja o teaser abaixo:

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se