O Hyundai HB20 já acumula seis anos de uma trajetória de sucesso no mercado brasileiro. Atualmente, só perde em vendas para o Chevrolet Onix. Muitos concorrentes sonham em chegar onde ele está. Mas é preciso saber se renovar para continuar atraente. E a Hyundai sabe disso. Por isso, a marca prepara o lançamento de novo HB20. O compacto deve ser apresentado ainda neste ano.
INSCREVA-SE NO CANAL DO JORNAL DO CARRO NO YOU TUBE
Ainda que a marca possa apresentá-lo como uma “nova geração”, o próximo HB20 não deve mudar tanto. O mais provável é que seja um facelift. Uma atualização mais radical que a aplicada em 2015, é verdade. Mas a plataforma será a mesma usada atualmente.
Veja também: os carros mais vendidos do mundo em 2018
Visual mudará sem revolucionar
O visual mudará sem comprometer a essência do modelo. Afinal, o HB20 atual é bem resolvido nesse aspecto e agradou o consumidor brasileiro.
Algumas pistas de como ficará o modelo já foram dadas. Uma delas é o protótipo que a Hyundai criou para o Salão do Automóvel de São Paulo de 2018. O elétrico Saga EV (foto abaixo) jamais será produzido. Mas suas linhas são uma espécie de aperitivo da direção de estilo que será seguida pelo novo HB20.
+ Próximo Hyundai HB20 poderá ter inspiração no novo i20
+ HB20 tem mudanças em linha 2019
Outros lançamentos recentes da marca sul-coreana que servirão de inspiração são o hatch i20, recentemente lançado no mercado europeu, e o sedã Elantra, que foi reestilizado.
Os faróis terão desenho triangular e ficarão pontiagudos. Já a lateral ficará mais limpa que a do modelo atual, sem tantos vincos.
VÍDEO DA SEMANA: O SEGREDO DO SUCESSO DO CHEVROLET ONIX
Mesma plataforma, motores revisados
O novo HB20 manterá a plataforma atual, mas com aperfeiçoamentos. O carro deve crescer por dentro sem crescer por fora. Isso será feito com a ampliação da distância entre-eixos em alguns centímetros.
O objetivo é claro: fazer frente a VW Polo e Fiat Argo. Os dois modelos – que não estavam no mercado quando o HB20 foi lançado – têm bom espaço para os ocupantes do banco traseiro. E essa sempre foi uma das maiores deficiências do Hyundai.
Na parte mecânica, continuará havendo pelo menos duas opções de motor, além de câmbio manual e automático. O atual propulsor 1.0 aspirado terá melhorias. Acima dele, haverá uma opção mais forte. Pode ser uma versão revista do 1.6 atual, ou um novo 1.0 turbo com injeção direta.