A Hyundai revelou a nova geração do SUV de 7 lugares Santa Fe e chocou o público com um estilo sem precedentes no modelo. Desta vez, o utilitário médio surge com jeitão de jipe 4×4 e, assim, é marcado por linhas retas e quadradas – visual chamado, em inglês, de “boxy styling”. Mas não é só. Há outros elementos marcantes, como os faróis e lanternas de LEDs que formam a letra “H”. O desenho também aparece, em menor proporção, evidentemente, no pequeno Hyundai Exter, novo SUV de entrada da marca sul-coreana na Ásia – o modelo é menor que o HB20, por exemplo.
O Santa Fe de quinta geração adota também solução de modelos de marcas como BYD e Volkswagen, afinal, tem um filete em LEDs que atravessa toda a grade dianteira. O formato de letra “H” também aparece no para-choque dianteiro. Assim, separa duas entradas de ar. O formato quadradão também se estende para as laterais. Com destaque para as caixas de rodas e cortes de portas e vidros.
Atrás, a coisa não muda. Tudo bem reto, entretanto, de gosto duvidoso. A tampa do porta-malas é chapada e as lanternas (que também levam a forma “H”) migraram um pouco mais para baixo. Ficam bem perto do para-choque, na altura das caixas de rodas. Uma barra preta as une. Logo acima, vem a inscrição “Santa Fe” em letras garrafais.
Por dentro, mais inspirações
Do lado de dentro, a inspiração na Land Rover fica ainda mais evidente, principalmente quando se notam volante e console central. Como na Mercedes-Benz, por exemplo, o Santa Fe ostenta uma tela que pega parte do painel e contempla quadro de instrumentos e central multimídia. Ambas têm 12,3.
Fora do mercado brasileiro, o SUV promete chegar à Coreia do Sul (seu país de origem) em agosto. Por ora, não há muitos detalhes. A marca apenas revela que essa revolução trata-se de uma filosofia que busca a mistura entre natureza e cidade. Em síntese, a marca destaca a capacidade on-road e off-road do SUV. A chegada ao Brasil, em síntese, não está nos planos da Caoa, que controla os modelos importados da Hyundai no País.