Você está lendo...
Novo Jeep Compass 2022 tem série especial S; veja o preço
Lançamentos

Novo Jeep Compass 2022 tem série especial S; veja o preço

Líder isolado dos SUVs médios, Jeep Compass atualiza o visual, ganha painel com duas telas e estreia motor 1.3 turbo flexível

Diogo de Oliveira, Especial para o Estado

28 de abr, 2021 · 7 minutos de leitura.

Publicidade

SUV
Jeep Compass
Crédito:Jeep/Divulgação

A Jeep começa a vender no Brasil o novo Compass após uma bem-sucedida rodada de pré-venda que rendeu mais de 5,3 mil pedidos pelo modelo. O SUV médio lançado em 2016 recebe, assim, sua primeira atualização profunda, mudando desde o design exterior até a cabine. Bem como a mecânica, que estreia o motor 1.3 turbo flexível de 185 cv de potência.

É com ele que a Jeep lança mais uma versão do SUV, a série especial S. O modelo chega como o mais caro e completo da gama flex do novo Compass, por R$ 187.990. E traz recursos de última geração, como o sistema de frenagem automática de emergência com detector de pedestres e ciclistas, e o controle de cruzeiro adaptativo que reconhece placas.

Indicado pela sigla T270, que remete ao torque de 270 Nm (27,5 mkgf), o novo motor está disponível desde a versão de entrada Sport, por R$ 139.990. Segundo a Jeep, o novo Compass 1.3 turbo flex acelera de zero a 100 km/h em 8,8 segundos. Ou seja, é bem mais rápido que o anterior com motor 2.0 flex aspirado de 166 cv e 20,5 mkgf, que levava 10,6 s.

Publicidade


Novo Jeep Compass Série S 2022
Jeep/Divulgação

SUV sobe de nível

Mais do que uma simples reestilização, o novo Jeep Compass recebeu dezenas de novas tecnologias para, então, manter-se líder de mercado após a chegada do rival Toyota Corolla Cross. Por fora, o design muda de forma sutil, mas o suficiente para dar contornos sofisticados. Um dos destaques são os faróis e lanternas, agora com iluminação Full LED.

Por dentro, o SUV feito na fábrica de Goiana, em Pernambuco, estreia um novo painel bem mais moderno que o anterior. Há duas telas de 10 polegadas, uma atrás do volante para o quadro de instrumentos e demais dados de bordo, e outra para a moderna central multimídia que oferece até conexão sem fio com as plataformas Android Auto e CarPlay.


Novo Jeep Compass Série S 2022
Jeep/Divulgação

Com processador mais rápido e maior capacidade de armazenamento, a nova central multimídia da Jeep tem tela de 8,4 polegadas na versão Sport, e ganha 10,1 polegadas a partir da Longitude. O sistema com a tela maior vem com internet da TIM e o Adventure Intelligence, nova plataforma de serviços conectados da marca, que vai exigir uma assinatura mensal.

Além de serviços em tempo real, como localização e central de atendimento, o Adventure Intelligence permite acionar remotamente o motor pelo celular (função Remote Start). Assim, é possível ligar o ar-condicionado antes de embarcar. O usuário também pode enviar um destino para o GPS. E a central tem integração com a assistente virtual Alexa, da Amazon.


Jeep/Divulgação

Entregas a partir de junho

Por causa do sucesso na pré-venda, a Jeep anunciou que toda a produção do novo Compass em abril e maio já estão vendidas. Dessa forma, quem adquirir o modelo a partir desta quarta-feira (28) só receberá o SUV no início de junho. É nessa época que outro rival do Compass vai estrear: o Volkswagen Taos, que entrou em produção na Argentina.

Com motor 1.4 turbo flex, o Taos vai disputar vendas diretamente com a nova versão turbo flex do Compass. Mas a Jeep acredita que o caminho para se manter na liderança está pavimentado, já que o SUV pernambucano dispõe também das versões 4×4 a diesel, que, por ora, serão exclusivas do modelo na categoria, uma vez que o Corolla Cross é flex ou híbrido.


Novo Jeep Compass Série S 2022
Jeep/Divulgação

Versões a diesel já são metade das vendas

Segundo a Jeep, o mix de vendas do novo Compass deve ficar com 60% para os modelos flex e 40% para as versões a diesel. Estas seguem equipadas com o motor 2.0 turbo TD350 de 170 cv e 35,7 mkgf de torque. Havia a expectativa de aprimoramentos para superar os 200 cv, mas o conjunto não sofreu alterações, e preserva inclusive o câmbio de nove marchas.

Para Alexandre Aquino, responsável pela marca Jeep, a participação dos modelos flex pode ser até maior por causa da novidade do motor 1.3 turbo. Entretanto, uma apuração exclusiva do Jornal do Carro mostra que a participação das versões a diesel vêm crescendo. Era de 35% em 2017, subiu para 44% em 2020 e, neste ano (até março), responde por 52% das vendas.


Preços e Versões

Sport flex – R$ 139.990

Longitude flex – R$ 154.990

Longitude+ 80 Anos – R$ 162.990


Limited flex – R$ 176.990

Série S flex – R$ 187.990

Longitude 4×4 diesel – R$ 196.990


Longitude+ 80 Anos – R$ 204.990

Limited 4×4 diesel – R$ 216.990

Trailhawk 4×4 diesel – R$ 216.990


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se



Deixe sua opinião