Diogo de Oliveira, Especial para o Estado

28/04/2021 - 7 minutos de leitura.

Novo Jeep Compass 2022 tem série especial S; veja o preço

Líder isolado dos SUVs médios, Jeep Compass atualiza o visual, ganha painel com duas telas e estreia motor 1.3 turbo flexível

Jeep Compass Crédito: Jeep/Divulgação

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

A Jeep começa a vender no Brasil o novo Compass após uma bem-sucedida rodada de pré-venda que rendeu mais de 5,3 mil pedidos pelo modelo. O SUV médio lançado em 2016 recebe, assim, sua primeira atualização profunda, mudando desde o design exterior até a cabine. Bem como a mecânica, que estreia o motor 1.3 turbo flexível de 185 cv de potência.

É com ele que a Jeep lança mais uma versão do SUV, a série especial S. O modelo chega como o mais caro e completo da gama flex do novo Compass, por R$ 187.990. E traz recursos de última geração, como o sistema de frenagem automática de emergência com detector de pedestres e ciclistas, e o controle de cruzeiro adaptativo que reconhece placas.

Indicado pela sigla T270, que remete ao torque de 270 Nm (27,5 mkgf), o novo motor está disponível desde a versão de entrada Sport, por R$ 139.990. Segundo a Jeep, o novo Compass 1.3 turbo flex acelera de zero a 100 km/h em 8,8 segundos. Ou seja, é bem mais rápido que o anterior com motor 2.0 flex aspirado de 166 cv e 20,5 mkgf, que levava 10,6 s.

Continua depois do anúncio

Jeep/Divulgação

SUV sobe de nível

Mais do que uma simples reestilização, o novo Jeep Compass recebeu dezenas de novas tecnologias para, então, manter-se líder de mercado após a chegada do rival Toyota Corolla Cross. Por fora, o design muda de forma sutil, mas o suficiente para dar contornos sofisticados. Um dos destaques são os faróis e lanternas, agora com iluminação Full LED.

Por dentro, o SUV feito na fábrica de Goiana, em Pernambuco, estreia um novo painel bem mais moderno que o anterior. Há duas telas de 10 polegadas, uma atrás do volante para o quadro de instrumentos e demais dados de bordo, e outra para a moderna central multimídia que oferece até conexão sem fio com as plataformas Android Auto e CarPlay.


Jeep/Divulgação

Com processador mais rápido e maior capacidade de armazenamento, a nova central multimídia da Jeep tem tela de 8,4 polegadas na versão Sport, e ganha 10,1 polegadas a partir da Longitude. O sistema com a tela maior vem com internet da TIM e o Adventure Intelligence, nova plataforma de serviços conectados da marca, que vai exigir uma assinatura mensal.

Além de serviços em tempo real, como localização e central de atendimento, o Adventure Intelligence permite acionar remotamente o motor pelo celular (função Remote Start). Assim, é possível ligar o ar-condicionado antes de embarcar. O usuário também pode enviar um destino para o GPS. E a central tem integração com a assistente virtual Alexa, da Amazon.


Jeep/Divulgação

Entregas a partir de junho

Por causa do sucesso na pré-venda, a Jeep anunciou que toda a produção do novo Compass em abril e maio já estão vendidas. Dessa forma, quem adquirir o modelo a partir desta quarta-feira (28) só receberá o SUV no início de junho. É nessa época que outro rival do Compass vai estrear: o Volkswagen Taos, que entrou em produção na Argentina.

Com motor 1.4 turbo flex, o Taos vai disputar vendas diretamente com a nova versão turbo flex do Compass. Mas a Jeep acredita que o caminho para se manter na liderança está pavimentado, já que o SUV pernambucano dispõe também das versões 4×4 a diesel, que, por ora, serão exclusivas do modelo na categoria, uma vez que o Corolla Cross é flex ou híbrido.


Jeep/Divulgação

Versões a diesel já são metade das vendas

Segundo a Jeep, o mix de vendas do novo Compass deve ficar com 60% para os modelos flex e 40% para as versões a diesel. Estas seguem equipadas com o motor 2.0 turbo TD350 de 170 cv e 35,7 mkgf de torque. Havia a expectativa de aprimoramentos para superar os 200 cv, mas o conjunto não sofreu alterações, e preserva inclusive o câmbio de nove marchas.

Para Alexandre Aquino, responsável pela marca Jeep, a participação dos modelos flex pode ser até maior por causa da novidade do motor 1.3 turbo. Entretanto, uma apuração exclusiva do Jornal do Carro mostra que a participação das versões a diesel vêm crescendo. Era de 35% em 2017, subiu para 44% em 2020 e, neste ano (até março), responde por 52% das vendas.


Preços e Versões

Sport flex – R$ 139.990

Longitude flex – R$ 154.990

Longitude+ 80 Anos – R$ 162.990


Limited flex – R$ 176.990

Série S flex – R$ 187.990

Longitude 4×4 diesel – R$ 196.990


Longitude+ 80 Anos – R$ 204.990

Limited 4×4 diesel – R$ 216.990

Trailhawk 4×4 diesel – R$ 216.990


Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube

Veja vídeos de testes de carros e motos, lançamentos, panoramas, análises, entrevistas e o que acontece no mundo automotivo em outros países!

Inscrever-se


Leia Mais


Notícias relacionadas

Mercado

Polo em 1º e dois elétricos no top ten; o ranking dos hatches

Notícias

BMW: carros a combustão perdem letra ‘i’ no nome, agora só elétricos

Notícias

Toyota Hilux SRX deixa de ser fabricada, deixando SRX Plus no lugar

Notícias

Chevrolet Equinox Plus estreia na China como 1º híbrido da marca

OFERTAS 0KM
Novo Hyundai HB20S. É outra categoria de carro com mais tecnologia e conectividade. 

Hyundai New HB20S Platinum Safety

CRETA Action AT - PcD De R$ 119.990 por R$ 98.823

Hyundai Creta Action PCD

Novo Hyundai HB20. É outra categoria de carro com mais tecnologia e conectividade. 

Hyundai New HB20 Comfort Plus

A partir de R$ 245.490,00

Mitsubishi L200 Triton Sport Outdoor GLS

A partir de R$ 169.990,00

Mitsubishi Eclipse Cross RUSH

Novo Hyundai HB20S. É outra categoria de carro com mais tecnologia e conectividade. 

Hyundai New HB20S Platinum Plus

VER TODAS AS OFERTAS