Diogo de Oliveira, special para o Estado

02/09/2020 - 8 minutos de leitura.

Novo Mercedes-Benz Classe S é o suprassumo tecnológico sobre rodas

Sétima geração do sedã de topo evolui, capricha no requinte a bordo e traz recursos ultramodernos, além de motores híbridos mais eficientes

MERCEDES-BENZ CLASSE S CHEGA A NOVA GERAÇÃO COM MAIS TECNOLOGIA Crédito: MERCEDES-BENZ

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

A Mercedes-Benz revelou mundialmente, nesta quarta-feira (2), a nova geração do Classe S, o seu tradicional sedã topo de linha. O modelo é sempre o primeiro a receber as novidades tecnológicas da marca. Contudo, nesta sétima geração, o Classe S atinge o seu ápice no quesito. São muitos recursos de última geração que irão impressionar clientes e até mesmo rivais.

Grande parte das tecnologias está na suntuosa cabine. É o caso da central multimídia de 12,8 polegadas sensível ao toque e permite comandar praticamente todos os sistemas de conveniência do carro. Entre os itens possíveis vão dos massageadores dos bancos ao ar-condicionado. Com disposição vertical e separada do cluster de instrumentos, a tela eliminou 27 botões e pode ser operada por voz pela assistente virtual MBUX. Ela “fala” 27 idiomas e é capaz de aprender até a pronúncia do usuário.


Leia Mais


Continua depois do anúncio

MERCEDES-BENZ

Ao todo, são cinco telas de alta definição no interior do novo Classe S. Três delas estão no banco traseiro, onde normalmente viajam os proprietários. A bordo, chama a atenção o inovador sistema de luzes com 250 LEDs que formam um feixe contínuo que percorre a cabine e se comunica com os passageiros.

O monitor de ponto cego, por exemplo, pode alterar a cor de iluminação de um dos lados para alertar o condutor sobre a proximidade de outro veículo. Outro item inovador do novo Classe S é o Head-Up Display com realidade aumentada. O recurso projeta informações tridimensionais no para-brisa, como os mapas do navegador GPS, facilitando a leitura dos dados pelo motorista e tornando a condução ainda mais interativa.


MERCEDES-BENZ

Evolução

A montadora define o novo Classe S como “a limusine de luxo mais ágil e centrada na experiência do condutor já vista na categoria”. É bem provável que a afirmação seja verdadeira, já que o modelo de luxo evoluiu em todos os aspectos e apresenta agora um dos menores coeficientes de arrasto (Cx) da atualidade: apenas 0,22. Além de cortar mais facilmente o ar, o sedã vibra e consome menos.

Esse resultado vem da nova plataforma, que foi coloca à prova por incontáveis horas em túneis de vento, e também das inéditas maçanetas retráteis, que emergem das portas para dar acesso à cabine e depois se recolhem, mesma solução vista no inglês Range Rover Velar.

A nova arquitetura ampliou as já generosas dimensões do Classe S: são 5,28 metros de comprimento (+3,3 cm) por 1,95 m de largura (+5 cm), e 3,22 m de entre-eixos (+5 cm). Apenas a altura se manteve em 1,50 metro. Mas o condutor não deverá encontrar dificuldade para manobrar, já que o sedã possui sistema de esterçamento das rodas traseiras que reduz o diâmetro de giro.


O design era um ponto muito criticado no modelo anterior e finalmente exibe traços próprios que o distinguem dos irmãos menores (Classes C e E). A dianteira mantém o padrão de estilo elegante da marca, com faróis full-LED inteligentes de aspecto tridimensional. A mudança mais impactante está na traseira, que adota lanternas horizontais e pontiagudas, também com iluminação full-LED.

MERCEDES-BENZ

Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube

Veja vídeos de testes de carros e motos, lançamentos, panoramas, análises, entrevistas e o que acontece no mundo automotivo em outros países!

Inscrever-se


Classe S: motores

Na mecânica, a Mercedes vai oferecer o novo Classe S de início apenas com o sistema híbrido leve (Mild Hybrid). Chamada de EQ Boost, a tecnologia ― já presente em outros modelos, como o Classe C ― incluí uma bateria de 48V que armazena a energia das desacelerações e um motor elétrico que funciona como alternador e fornece 21 cv e 25,4 kgfm de torque extras por alguns instantes nas acelerações.

O sistema EQ Boost equipa os dois motores que serão oferecidos no lançamento. A versão de base traz o 3.0 turbo de seis cilindros em linha com 435 cv e 53 kgfm. A de topo usa o V8 4.0 biturbo de 503 cv e 71,3 kgfm. Ambos são acoplados ao câmbio automático 9G-TRONIC de 9 marchas e a tração é integral 4MATIC.

Uma versão híbrida do tipo plug-in, que pode ser recarregada na tomada, é esperada para os próximos meses, com expressiva autonomia de 100 km em modo puramente elétrico.


MERCEDES-BENZ

Segurança e equipamentos

Na segurança, o novo Classe S revoluciona como o primeiro automóvel equipado com air bags traseiros que se deflagram a partir dos apoios de cabeça dos bancos dianteiros. As bolsas infláveis possuem formato diferente para proteger todos os tipos de ocupantes (desde bebês a adultos).

Outra novidade é a telemática aplicada aos sistemas de condução semiautônoma: o sedã é capaz de frear sozinho antes de curvas e rotatórias a partir da leitura do GPS, e receber informações de outros veículos, alertando sobre acidentes na via. Em casos extremos, os vários sistemas de segurança ativa preparam todo o veículo para o impacto, para mitigar os danos.


As vendas do novo Classe S na Europa começam neste ano, chegando a outros mercados em 2021. Com a forte recessão econômica causada pela pandemia do novo coronavírus, é possível que o modelo desembarque por aqui somente no 2ª semestre, sob encomenda e na versão com o entre-eixos alongado, tal como foi vendido nos últimos anos. Sorte dos motoristas particulares.

MERCEDES-BENZ

Notícias relacionadas

Mercado

Polo em 1º e dois elétricos no top ten; o ranking dos hatches

Notícias

BMW: carros a combustão perdem letra ‘i’ no nome, agora só elétricos

Notícias

Toyota Hilux SRX deixa de ser fabricada, deixando SRX Plus no lugar

Notícias

Chevrolet Equinox Plus estreia na China como 1º híbrido da marca

OFERTAS 0KM
Entrada + 48x de R$ 999 + Parcela final com recompra garantida

Hyundai Creta Action

Novo Hyundai HB20. É outra categoria de carro com mais tecnologia e conectividade. 

Hyundai New HB20 Comfort Plus

Bônus de até R$ 9 mil na troca do seu usado ou taxas a partir de 0% a.m.

Hyundai Creta New Generation Platinum Safety com teto solar

CRETA Action AT - PcD De R$ 119.990 por R$ 98.823

Hyundai Creta Action PCD

De R$ 149.990 Por: R$ 139.990

Hyundai Creta New Generation Limited Safety

Novo Hyundai HB20S. É outra categoria de carro com mais tecnologia e conectividade. 

Hyundai New HB20S Platinum Safety

VER TODAS AS OFERTAS