Depois de lançar a nova geração do Cooper S a combustão por aqui, a Mini traz ao mercado brasileiro a versão elétrica do charmoso carrinho. A pré-venda, aliás, já está aberta aos interessados. Quem comprar o modelo nesse período ainda leva para casa um carregador doméstico wallbox e um pacote de serviços de manutenção por quatro anos sem limite de quilometragem.
Tabelado a R$ 209.990, o Mini Cooper E tem preço próximo ao de outro elétrico com estilo retrô que tem feito sucesso no País: o GWM Ora 03 GT. A versão de topo do chinês parte de R$ 187 mil, uma diferença de praticamente R$ 23 mil. Dessa forma, os dois devem concorrer de forma direta – vale a escolha entre o valor mais em conta e a tradição da marca britânica, mesmo por alguns milhares a mais.
Lembrando que, na Inglaterra, o Cooper E parte de 30 mil libras, o equivalente a R$ 216 mil na conversão direta. Ou seja, esse preço promocional de lançamento – que é menor que o da versão a gasolina, que custa R$ 239.990 (Exclusive) e R$ 269.990 (Top) – não deve ficar válido por muito tempo. Além disso, uma configuração mais completa (e cara), a SE, chegará em breve ao Brasil.
Como é o Mini Cooper E
Equipado com motor elétrico dianteiro de 184 cv e 29,6 mkgf, o carrinho chega aos 100 km/h em 7,2 segundos. Sua bateria tem 40,7 kWh de capacidade, o que lhe confere uma autonomia de até 246 km, de acordo com o ciclo de teste do Inmetro. O tempo de recarga é de 4h15 em carregadores de 11 kW, mas pode levar 28 minutos para ir de 10% a 80% em aparelhos ultrarrápidos de 100 kW.
Em termos de estilo, o carrinho segue o padrão da versão a combustão. A grande diferença está na grade dianteira, fechada no elétrico. Outra característica interessante é a possibilidade de escolher o design das luzes diurnas. São três opções de desenho, que podem ser configurados por meio da tela central na cabine. O modelo tem 11 opções de cores para a carroceria e três para o teto. No interior, os revestimentos podem ser nos tons preto ou cinza. Por fim, as rodas com acabamento preto e prateado têm 17”.
Tecnologia e equipamentos
No interior, o Mini Cooper E tem visual bem minimalista, mas a grande tela central redonda de OLED com 240 mm de diâmetro chama bastante a atenção. Por lá é possível controlar diversas funções do carro, como painel de instrumentos, sistemas de assistência e entretenimento. Carregador de celular por indução, conectividade com Apple Car Play e Android Auto sem fio e comandos por voz também estão presentes.
Além disso, funções importantes como freio de estacionamento, seletor de marcha, ignição, modos de condução e sistema de áudio são acessíveis por meio da barra de controle, posicionada logo abaixo da tela. Há muita tecnologia a bordo, com uma série de itens de auxílio à condução como monitoramento de faixa e assistente de estacionamento, por exemplo. Assim, o veículo traz 12 sensores ultrassônicos para dar suporte a esses sistemas.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!