Depois de lançar a nova geração do Cooper elétrico no País, a Mini traz agora ao mercado brasileiro o novo Countryman John Cooper Works, a versão mais esportiva do SUV. O modelo apimentado já está disponível nas concessionárias da marca por R$ 379.990.
O Countryman JCW traz sob o capô o motor 2.0 de quatro cilindros que entrega 317 cv de potência e 40,8 mkgf de torque, que trabalha em sintonia com o câmbio automático de dupla embreagem e sete marchas. A tração é a tradicional integral All4. Com esse conjunto, o SUV acelera de 0 a 100 km/h em 5,6 segundos e atinge velocidade máxima de 250 km/h. Essas credenciais o tornam o modelo mais rápido da marca à venda no Brasil.
Entre os destaques da configuração estão a suspensão com ajuste esportivo e sistema de freios exclusivo para segurar toda a sua performance. Além disso, o ronco grave que sai do escapamento identificam que não se trata de uma versão, digamos, pacata.
Design e interior do Mini Countryman JCW
Em relação ao antecessor, o carro ficou um pouquinho maior. São 4,43 metros de comprimento (+13,6 cm) de 2,06 m de largura (com os retrovisores) 1,65 m de altura (+8,4 cm) e entre-eixos de 2,69 m. Já o porta-malas leva 505 litros – 55 l a mais que no modelo anterior. Além disso, o logotipo John Cooper Works também foi redesenhado. Já quando o assunto é design, a dianteira ficou mais agressiva graças aos novos para-choque, grade e entradas de ar. Na traseira, o para-choque também foi redesenhado e integra a saída dupla de escapamento. Por fim, as rodas têm 20”.
Por dentro, o Countryman traz esquema de cores vermelha e preta no painel, nas portas e nos bancos esportivos. No centro se destaca o display redondo com tecnologia OLED com 240 mm de diâmetro, que faz o papel de painel de instrumentos e central multimídia. Há ainda head up display, assistente de voz, sistema de som da Harman-Kardon com 12 alto-falantes e conectividade com Apple CarPlay e Android Auto sem fio. Uma curiosidade é que não existe alavanca para a troca de marchas, uma vez que uma barra de controle abaixo da tela reúne controles físicos, incluindo as funções do câmbio.
A lista de equipamentos inclui uma série de sistemas de auxílio ao motorista. Entre eles estão assistente de manutenção de faixa, detecção de ponto cego, prevenção de colisões, controle de direção longitudinal e lateral (entrar e sair de um espaço de estacionamento) e controle de cruzeiro ativo, por exemplo. Completam os itens de série, câmera de visão traseira, visualização 360° e assistentes de estacionamento.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!