A Mitsubishi Motors revelou a segunda geração do ASX, e o SUV compacto agora é irmão gêmeo do novo Renault Captur europeu. O utilitário da marca japonesa é um dos primeiros modelos da nova fase da aliança Renault-Nissan-Mitsubishi. Ele estreia já com versões híbridas – tem conjunto leve de 48 volts e plug-in que recarrega em tomadas. Conforme antecipamos no Jornal do Carro, o novo ASX é feito sobre a plataforma modular CMF-B da Renault. Por isso, tem a mesma dianteira, traseira e interior do Captur francês, com faróis idênticos (foto abaixo).
O SUV feito no Brasil há cerca de uma década no Brasil – e que foi rebatizado de Outlander Sport em 2020 – ganha, portanto, mudanças profundas no visual. E traz o novo logotipo da marca dos três diamantes. O foco é o mercado europeu. Em relação ao Captur, muda basicamente o desenho da grade, que tem linhas cromadas que se conectam aos faróis de LEDs. Já o recorte do capô e os faróis são do Renault, assim como lanternas e para-choques.
Nas laterais, as rodas de liga leve podem ter 17 ou 18 polegadas. A traseira chama a atenção com as lanternas simétricas em formato de “C”. Além disso, há o nome “Mitsubishi” por extenso na tampa do porta-malas, que tem capacidade de 397 litros. Em relação às dimensões, o novo ASX tem 4,23 metros de comprimento, 1,80 m de altura, 1,54 m de altura e 2,63 m de entre-eixos. Ou seja, é ligeiramente menor que a geração anterior – e o Outlander Sport.
Tela vertical
Por dentro, mais semelhanças com o Captur. O destaque vai para a central multimídia vertical, que possui 9,3 polegadas. Nas versões de entrada, tem 7″. A tela possui conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay. Em relação aos recursos de segurança, o novo Mitsubishi ASX traz o sistema MultiSense. Assim, conta com frenagem automática de emergência, câmera de ré, sensores de obstáculos, monitor de ponto cego e piloto automático adaptativo. Além disso, o SUV oferece quatro modos de condução: Eco, Pure, Sport e MySense, que permite customizar.
Conjuntos híbridos
Sob o capô, o novo ASX vai contar com quatro opções. A primeira versão a combustão tem motor 1.0 turbo de 92 cv e câmbio manual de seis marchas. Em seguida, vem o híbrido leve, com sistema de 48V. Este usa motor 1.3 turbo a gasolina de 142 cv. O híbrido completo, por sua vez, traz o 1.6 turbo de até 147 cv. Por fim, como grande aposta, há o híbrido plug-in. Este usa o 1.6, mas com 162 cv e 50 km de autonomia em modo elétrico. O câmbio é automático.
De acordo com a Mitsubishi, o Mitsubishi ASX chegará às lojas da Europa em março de 2023. Para outros mercados, ainda não há previsão, já que o modelo terá foco no mercado europeu. A produção será feita na fábrica da Renault em Valladolid, na Espanha. No Brasil, fica a expectativa do que acontecerá com a atual geração do ASX, à venda com o nome Outlander Sport. O modelo é feito na fábrica da HPE Automotores em Catalão (GO).