Você está lendo...
Saudade de um sedã da Ford, né meu filho? Novo Mondeo, só na China
Mercado

Saudade de um sedã da Ford, né meu filho? Novo Mondeo, só na China

Nova geração do sedã que foi vendido no Brasil como Fusion será lançado na China, baseado no SUV-cupê Evos e a nova identidade visual da Ford

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

21 de jan, 2022 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

Com previsão de lançamento em 2022, nova geração do Fusion traz visual mais musculoso
Crédito:Divulgação/Ford

Antes mesmo de encerrar as atividades de suas fábricas aqui no Brasil, a Ford já tinha foco voltado para as mais categorias mais rentáveis de SUVs e de picapes em seu portfólio mundial. Mas, os sedãs da marca do oval azul ainda resistem em alguns mercados. Depois de alguns vazamentos, as imagens oficiais do novo Mondeo – o bom e velho Fusion que nós tivemos por aqui – foram reveladas. No entanto, ainda que esteja com aquela saudade de um sedã da Ford, não se anime! Somente as concessionárias chinesas venderão o modelo..

Baseado no crossover Evos, o sedã de três volumes faz parte de uma nova identidade visual da Ford. Batizada de ”Progressive Energy in Strenght” (energia progressiva na força, em inglês), a nova linha de design trouxe uma cara mais esportiva e musculosa ao modelo, que apresenta uma personalidade mais forte.  

”Nosso objetivo era criar uma forma aerodinâmica e avançada que expressasse energia e força, proporcionando espaço e conforto. A forma forte e que enfatiza a largura, os gráficos frontais exclusivos e a postura poderosa trabalham juntos para dar aos nossos veículos uma presença confiante”, afirmou em nota o Diretor de Design da Ford China, Max Wolff.

Publicidade


ford mondeo
Divulgação/Ford

De cara nova

Feito com base na plataforma C2 da Ford, o Mondeo está mais quadrado, com linhas mais robustas. Na dianteira, por exemplo, o destaque fica para a faixa de LED que atravessa a frente do veículo. Contudo, um ponto que também chama atenção é a grande frontal, que está maior e mais larga, e conta com efeito 3D.A lateral impressiona pelos traços, que trouxeram um porte parrudo para o sedã. E para agradar o público chinês, as maçanetas são retráteis. 



Por fim, a traseira é a parte da carroceria que mais exibe a nova identidade. O teto possui uma inclinação que remete a um modelo cupê. Mas, em contrapartida, são as lanternas que mais causam impacto com traços verticais iluminados.


Além disso, vale dizer que o sedã cresceu de tamanho. Agora, ele possui 4.93 m de comprimento, 1.50 m de altura e 2.94 m de entre-eixos. Ou seja, em relação à gereação anterior, ele está 6 cm mais longo e com entre-eixos 9 cm maior.

Divulgação/Ford

Interior promete tecnologia de ponta

A Ford ainda não mostrou as imagens do interior do Novo Mondeo. No entanto, há especulações de que o SUV-cupê Evos continue servindo de inspiração para os equipamentos do sedã. Dessa forma, pode ser que ele venha com duas telas grandes no painel com resolução 4K e o sistema Sync Plus na central multimídia.


Motor do Evos?

Apesar das expectativas, a montadora alemã também não forneceu detalhes sobre o conjunto mecânico do novo Mondeo. Contudo, o emblema ”245” estampado na traseira do veículo pode indicar que o motor será o 2.0 turbo a gasolina quatro cilindros – o mesmo do Evos. Esse, oferece cerca de 246 cv de potência e um torque de 38,3 mkgf. O câmbio é automático de 8 marchas.

ford mondeo
Divulgação/Ford

Por fim, ao que parece, o sedã chegará ao mercado chinês ainda neste ano. Porém, mesmo sendo exclusivo para o país asiático, muitos esperam que ele seja vendido em outros lugares. Agora é esperar para ver.


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião