![Doblo](https://fotos.jornaldocarro.estadao.com.br/wp/jornal-do-carro/files/2010/08/Doblo1.jpg)
Nícolas Borges
Agora sim, como parte da linha 2011, o Doblò traz um motor que o movimenta com dignidade. Como em outros modelos da Fiat, o furgovan teve o antigo 1.8 8V da GM substituído por um E.torQ da mesma cilindrada, mas com o dobro de válvulas e mais 18 cv – com álcool, são 132 cv.
A versão avaliada, Adventure, topo de linha, tem tabela a partir de R$ 64.550. A configuração responde por mais da metade das vendas do modelo, que é líder do segmento no País. O novo propulsor também equipa a configuração HLX, que tem preço a partir de R$ 58.160.
O desempenho superior do novo motor é fácil de se perceber logo nos primeiros metros. Mas ainda melhor do que isso é sentir como esse rendimento chega com suavidade, algo que faltava ao propulsor anterior. Mesmo com o torque de 18,9 mkgf surgindo só a 4.500 rpm, mais de 90% dessa força já está disponível às 2.500 rpm, o que proporciona uma condução agradável e ágil. Nem parece que o Doblò Adventure pesa 1.463 quilos.
Com a suspensão elevada e os pneus de uso misto de perfil alto (medida 205/70 calçados em rodas de liga leve aro 15), o furgovan com visual aventureiro encara bem a buraqueira das ruas. Mas o rodar não é nada refinado, assim como a direção.