Museu Carde
Leo Souza/Estadão

Novo museu em SP terá carros icônicos que foram de Og Pozzoli 

Carde é nova opção de museu em Campos do Jordão e contará a história do Brasil por meio de automóveis com mais de 500 carros

Por Vagner Aquino 19 de nov, 2024 · 7m de leitura.

O município de Campos do Jordão, na Serra da Mantiqueira (SP), é um charme só. Considerada a Suíça brasileira, a cidade atrai pessoas de todos os lugares pelas diversas atrações que oferece. No inverno, lota, por conta das baixas temperaturas, da boa comida, da moda e dos diversos pontos turísticos a serem explorados. E, no fim de novembro, essa lista vai aumentar, afinal, vem aí o Carde, um museu que promete encantar quem é amante de carro. E quem não é, também, pois o local reúne as mais variadas atrações.

As portas do Carde abrirão ao público no dia 28. Mas, antes de detalhar o museu, cabe explicar o porquê do nome. As siglas vêm de Carros, Arte, Design e Educação. O espaço, aliás, é uma evolução do pilar de educação da Fundação Lia Maria Aguiar (FLMA), que completou 16 anos de atuação. 

O prédio, situado a pouco mais de 10 minutos do centro de Campos do Jordão, ocupa uma área de 200 mil m². Por lá, uma coleção de quase 100 carros – muitos deles comprados da coleção de Og Pozolli – espalhada por dois andares. E tem outros exemplares na parte externa do prédio, como os táxis da década de 1960 que transportam os visitantes pelo entorno do museu. 


Museu Carde Ferrari F50
Leo Souza/Estadão

Dá para pilotar Ferrari no museu

Tem interatividade para toda a família, com pista infantil, loja, um sofisticado restaurante e até simulador, com tela de 9 metros, para quem quer “pilotar” no Autódromo de Interlagos a bordo de uma Ferrari 512 TS. A atração é paga à parte, mas além de garantir diversão, dá a oportunidade ao visitante de estar a bordo de um raro exemplar da marca italiana.

Museu Carde Brasinca Uirapuru
Leo Souza/Estadão

Da porta para dentro

O local, como defende a própria nomenclatura, está repleto de arte. Já na entrada, há um Brasinca Uirapuru (1964), que traz pintura indígena, aparece no topo de um cajueiro em metal, com folhagens de crochê. A trama de fios coloridos cobre todas as paredes do salão.

Mais para dentro, o museu tem nove salas. Cada uma com um tema. Os cenários são encantadores e, sobretudo, usam o automóvel como personagem principal para contar a história do Brasil.

Museu Carde Lincoln K
Leo Souza/Estadão

Por exemplo, na sala dos veículos governamentais, é exibido o Lincoln K, de 1938, que tem carroceria especial Willoughby, de Utica, Nova Iorque. Somente cinco carros foram feitos neste ano e nesta configuração Touring, de sete passageiros. Encomendado pelo ex-governador de São Paulo, Adhemar de Barros, serviu de carro oficial em diversas visitas de chefes de Estado pelo Brasil, transportando, entre eles, Getúlio Vargas, Charles de Gaulle, a rainha Elizabeth II e o papa João Paulo II. Tem, ainda, um Fusca conversível e um Itamaraty, que pertenceu ao governo paulista.

Museu Carde Gurgel Itaipu
Leo Souza/Estadão

Para todos os gostos 

Tem sala dedicada ao Gurgel, como pioneiro na era dos carros elétricos. Tem ala para quem curte automobilismo, e tem os esportivos nacionais das décadas de 1970 a 1990, como Ford Maverick, VW Gol GTi e Chevrolet Kadett GS. E, por fim, 


Museu Carde De Dion
Leo Souza/Estadão

Por falar em época, o carro mais antigo do museu é de 1902. De quando o carro ainda nem volante tinha. O De-Dion-Bouton é uma espécie de carruagem sem cavalos. Tem manivela, motor com apenas um cilindro e conceito vis a vis (face a face, em português). Além disso, tem ícones como Honda NSX, 3000 GT e Dodge Viper, Audi RS 2 Avant e esportivos de Ferrari, Jaguar, Lamborghini e BMW que todo apaixonado por carro da década de 1990 já sonhou em ter na garagem. Sem contar a ala nacional, composta por Fusca, Kombi, Gol e até Karmann Guia conversível.

Museu Carde Honda NSX
Leo Souza/Estadão

Vem mais por aí 

O acervo é bastante diversificado, mas a organização promete ainda mais. Assim, estão chegando outras raridades ao museu. Além disso, a coleção não está toda ali. No total, são mais de 500 carros e a ideia é fazer uma rotatividade para que o visitante sempre tenha novidades ao visitar o espaço.

Museu Carde Audi RS 2
Leo Souza/Estadão

Serviço Museu Carde:

  • Abertura ao público: 28/11/2024
  • Fechado: terças e quartas-feiras
  • Ingressos: Promocional de inauguração por R$ 120,00
  • Endereço: Rua Benedito Olímpio Miranda, 280, Alto da Boa Vista,
  • Campos do Jordão – SP – CEP: 12.472-610
  • Site: www.carde.org
  • E-mail: contato@carde.org
  • Instagram: @carde.museu
  • Telefone: (12) 3512-3547

Siga o Jornal do Carro no Instagram!


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Porsche Panamera 2025: fomos acelerar o sedã de luxo V6 híbrido plug-in na pista