A nova geração do Nissan Sentra foi mostrada pela primeira vez no Salão de Los Angeles, no mês passado. Mas o modelo já havia dado “sinais” de como seria quando a Nissan mostrou na China o Sylphy, versão para o gigante chinês, do sedã médio. Além disso, o modelo que deve chegar ao Brasil em 2021 já foi registrado por aqui.
Chegando a oitava geração, desde que foi lançado em 1982, o Sentra ganhou uma nova plataforma o que alterou até as medidas do três volumes. Ele ficou 5 centímetros mais largo e baixo que a geração anterior. Isso deu ao carro um aspecto mais esportivo.
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Em termos de design, a nova geração do Sentra aposta em outros detalhes para ressaltar a esportividade, como uma frente mais baixa, faróis de LEDs alongados e mais estreitos. Tudo isso como uma evolução da linguagem visual V-Motion. Nas versões com pintura bicolor, a Nissan adotou o corte na cor preta na coluna C, que dá a ideia de teto flutuante.
Para os Estados Unidos, primeiro mercado a receber o novo Sentra, a motorização será formada por um motor 2.0, aspirado, que rende 151 cv e 20 mkgf. Por lá, o Sentra ainda usava um motor 1.8, que segundo a Nissan oferecia 20% a menos de potência e 16% menos de torque que o novo 2.0.
O câmbio é o automático do tipo CVT, de relações continuamente variáveis da última geração, segundo a Nissan. Além disso, a Nissan adotou na traseira suspensão independente no lugar do eixo de torção e manteve na dianteira McPherson.
O Sentra agora traz um painel de instrumentos com mostradores analógicos, mas com uma tela central de 4,2 polegadas. Há ainda a central multimídia com tela sensível ao toque de 7 polegadas. Isso na versão de entrada. Nas versões mais completas vai oferecer uma tela de TFT colorido de 7 polegadas e uma central multimídia de 8″ com integração a Apple CarPlay e Android Auto.
Em termos de tecnologia, o Nissan Sentra vai oferecer o Safety Shield 360. É um pacote de tecnologias de assistência e segurança, como frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestre, alerta de tráfego traseiro e farol alto. O Nissan Sentra traz ainda dez air bags, alerta de porta traseira aberta, alerta de colisão frontal, alerta de saída de faixa e de fadiga.
O Sentra atual
No Brasil, o Sentra nunca conseguiu chegar perto do sucesso dos “conterrâneos” japoneses – Honda Civic e Toyota Corolla. Apesar de ser um bom carro, o modelo nunca vendeu na ponta da tabela.
Como método de comparação: o Corolla vendeu, no acumulado de 2019 (até outubro), 46.948 unidades. O Civic fez 22.633 emplacamentos. O Sentra, na quinta colocação, fez apenas 2.708 exemplares no ano até agora.
Aqui no Brasil, o Sentra já conta com um motor 2.0 aspirado que rende 140 cv e 20,3 mkgf com etanol. A única opção de câmbio também já é o automático CVT. É um carro bom, mas entre outras questões, sofreu com uma rede menor que dos rivais na geração anterior para ganhar capilaridade no País. Questão que a Nissan tratou de resolver para a chegada do Kicks.