Mais um concorrente entra na disputa pelo mercado de SUVs compactos. A partir desta quarta-feira (7), o novo 2008 estará na rede de concessionárias da marca. O visual é fiel ao modelo vendido na Europa, mas tem lista de equipamentos diferenciada, três versões de acabamento e preços a partir de R$ 119.990. Mas, já adiantando, este preço é promocional e vale só até o fim do mês. Depois, a linha ficará mais cara. Quanto? A marca francesa não fala.
O substituto do antigo 2008 (feito em Porto Real, no Rio de Janeiro), é produzido na Argentina, onde é importado ao Brasil (e vendido também em solo portenho, no Uruguai e Paraguai). Sua base é a plataforma global CMP, da Stellantis.
Por isso, o modelo conta com o motor Turbo 200. Trata-se do mesmo 1.0 turbo tricilíndrico com alimentação flex utilizado por outros modelos da Stellantis, como os Fiat Strada e Pulse, o Citroën Aircross e o irmão 208 – que também está prestes a ganhar mudanças.
Com potência de até 130 cv e 20,4 mkgf de torque máximo (com etanol no tanque), o modelo faz de 0 a 100 km/h em 10,3 segundos e chega a 194 km/h de velocidade máxima. Quem auxilia no trabalho é o câmbio CVT, que simula até sete marchas. E tem três modos de condução: Automático, Manual e Sport.
Aliás, não foi desta vez que o 2008 ganhou eletrificação. As versões híbridas serão realidade no futuro próximo, mas a Peugeot não divulga data de estreia, tampouco especifica dados da motorização.
Visual
O design do carro é um dos pontos fortes. Na frente, destaque para a grade com detalhes na vertical, os faróis com iluminação full LEDs (apenas os faróis, pois luzes de seta são halógenas) e os três filetes de LEDs em cada lado do para-choque dianteiro, que simbolizam as garras de um leão – símbolo da Peugeot. Aliás, o logotipo também é novo.
Nas laterais, rodas de 17″ com acabamento diamantado. Tem, ademais, rack de teto. O teto, aliás, recebe tom preto na versão topo de linha GT. E tem teto solar e panorâmico. Indo para a parte traseira, lanternas com efeito 3D unidas por uma peça na cor preta que ostenta o nome “PEUGEOT”. Debaixo da tampa do porta-malas, cabem 419 litros de bagagem.
Por falar em números, as medidas ficam assim: 4,31 metros de comprimento, 1,78 m de largura, 1,55 m de altura e 2,61 m de entre-eixos.
Por dentro
Nessa categoria, o lema é oferecer bom custo-benefício. No 2008, a lista não é super recheada, afinal, vem com apenas quatro airbags nas versões de entrada e não tem qualquer sistema ADAS na configuração mais barata. Ainda assim, tem comodidades como central multimídia de 10,3″ com espelhamento de smartphones Android e Apple desde o modelo mais barato.
No acabamento, tem detalhe que imita textura de fibra de carbono, black piano e cromados. O centro do painel carrega os tradicionais botões que lembram teclas de piano, e o botão do volume é físico, a fim de facilitar a vida do usuário.
Por fim, a lista segue com quadro de instrumentos digital (formato 2D nas versões mais baratas e 3D na GT), câmera 360 graus em HD, carregador de celular por indução, quatro entradas USB, freio de estacionamento elétrico e, nas versões mais caras, sistemas de assistência ao motorista. Na lista, dependendo da configuração, tem alerta de fadiga, sistema de permanência em faixa e assistente de farol alto.
As impressões ao dirigir seguem sob embargo até segunda-feira (12).
Preços:
Active: R$ 119.990
Allure: R$ 129.990
GT: R$ 149.990
Siga o Jornal do Carro no Instagram!