Você está lendo...
Novo Porsche 911 híbrido inicia fase de testes com inédito motor V4
Notícias

Novo Porsche 911 híbrido inicia fase de testes com inédito motor V4

Porsche utiliza motor V4 híbrido já usado em Le Mans para testes com o 911, mas esportivo pode servir apenas como mula

Vagner Aquino, especial para o Estadão

13 de dez, 2023 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

Porsche
Porsche 911 pode virar híbrido para respeito às leis de emissões
Crédito:Porsche/Divulgação

A corrida pela redução de emissões já não é novidade na Porsche. De olho nisso, a marca alemã já oferece modelos elétricos e híbridos no portfólio, como Cayenne, Panamera e Taycan, por exemplo. Mas tem mais novidade a caminho. Afinal, a fabricante vem trabalhando em uma nova motorização híbrida que usa um propulsor V4.



A informação partiu de uma fonte que revelou os planos da Porsche ao site CarBuzz. De acordo com a publicação, a fabricante testa, atualmente, esse motor – com quatro cilindros em V aliado a um elétrico -, em um 911.

O motor é derivado do V4 utilizado pelo Porsche 919 Hybrid que correu a Le Mans e o Mundial de Endurance na década passada. O propulsor 2.0 turbo tinha em torno de 900 cv, somando a potência entre combustão e eletricidade.

Publicidade


Porsche
Porsche 911 S/T (Porsche/Divulgação)

Novo 911 ou mula?

Isso quer dizer que está a caminho um Porsche 911 eletrificado? Não exatamente. Afinal, acredita-se que a Porsche não quebre a tradição de vender o esportivo com outra motorização que não seja o tradicional boxer de seis cilindros. Por outro lado, a marca pode, sim, estar investindo em um motor menor e com sistema híbrido. Afinal, a fabricante precisa obedecer as leis e esse é o único caminho para um motor mais limpo e ecológico. E, vale lembrar, a Porsche já se comprometeu a ter frota majoritariamente elétrica até 2030.

Alguns acreditam que o modelo esteja servindo apenas como mula para a engenharia e que esse motor nem seja lançado. Afinal, é de costume da marca testar novas configurações de propulsão antes de decidir ou não colocá-las em prática. Contudo, pode-se considerar que este V4 seja usado em um modelo completamente aleatório, como uma série especial ou mesmo na edição de despedida do 718 a combustão, por exemplo. A Porsche não se pronunciou sobre o tema até o momento.


Siga o Jornal do Carro no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião