A Porsche acaba de lançar o Cayenne 2024 no Brasil. Embora não seja uma nova geração, o SUV traz mudanças significativas no visual, na lista de equipamentos e no conjunto mecânico. Assim, a marca informa em comunicado que essa é ”uma das atualizações de produtos mais extensas da história da Porsche”. Disponível nas carrocerias SUV e Coupé, o novo Cayenne está em pré-venda, Os preços partem de R$ 810 mil.
No desenho, as principais atualizações se concentram na dianteira. Os faróis, por exemplo, ficaram mais finos e contam com a tecnologia LED Matrix de fábrica em todas as versões. Já o HD-Matrix, que oferece dois módulos de alta definição e mais de 32 mil pixels por farol, é opcional. Além disso, o modelo ganhou novo capô e para-choque redesenhado.
Na parte traseira, as atualizações são mais sutis. Há mais vincos na tampa do porta-malas, que foi renovada. A placa também mudou de lugar e agora fica no para-choque tanto do SUV quanto do Coupé. De acordo com a montadora, o Cayenne ganhou três novas opções de cor. Ou seja: Algarve Blue Metallic, Montego Blue Metallic e Arctic Grey. Por fim, as rodas de liga leve podem ter 20, 21 ou 22 polegadas.
Cabine parecida com a do Taycan
Com alterações profundas na cabine em relação ao modelo anterior, o destaque do novo Porsche Cayenne são as três grandes telas de alta resolução. Assim, o painel ficou bem parecido com o do elétrico Taycan, no qual teve inspiração. A primeira é o quadro de instrumentos digital de 12,6 polegadas em formato curvo. Ele substituiu o com mostradores analógicos.
No centro, fica a multimídia com tela de 12,3”, que permite controlar vários sistemas do utilitário. Além disso, tem conexão sem fio com Apple CarPlay e Android Auto. Comandos de voz e navegação GPS também estão entre as funcionalidades. Já a terceira tela fica na frente do passageiro dianteiro e tem 10,9”. Esta, assim como o head-up display, é opcional.
Como adiantado pelo Jornal do Carro, a alavanca de câmbio foi deslocada para perto do volante. Ou seja, a solução também presente no Taycan. No mais, há novo comando de ar-condicionado no console central, bem como carregador por indução para smartphones e quatro entradas USB-C.
Motor V8
Mas não foi só no visual e em conteúdo que o Cayenne mudou, Também há atualizações nos motores. Aqui no Brasil, o modelo está disponível em três configurações com o V8 4.0 biturbo, que entrou no lugar do V6 2.9 biturbo. Na S, de entrada, são 474 cv de potência e 61,1 mkgf de torque. De acordo com a Porsche, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 4,7 segundos. Já a velocidade máxima é de 273 km/h.
Na versão topo de linha, Turbo GT, o motor V8 produz 650 cv e 86,7 mkgf, respectivamente. Como resultado, o carro vai de 0 a 100 km/h em 3,3 segundos e chega a 305 km/h. Vale lembrar que o Cayenne também está disponível em versão híbrida, que traz novidades no motor elétrico. Assim, oferece potência combinada de 477 cv. Por fim, a Porsche promete lançar uma variante 100% elétrica em breve.
Preços do Porsche Cayenne 2024
- Porsche Cayenne S: R$ 810 mil
- Cayenne S Coupé: R$ 840 mil
- Cayenne Turbo GT Coupé: R$ 1.385.100