Você está lendo...
Porsche prepara Macan e Cayenne elétricos com superbateria para 700 km
Mercado

Porsche prepara Macan e Cayenne elétricos com superbateria para 700 km

Atuais campeões de vendas da marca, Porsche Cayenne e Macan terão motor elétrico de mais de 600 cv e prometem superar até versões S e GTS

Rodrigo Tavares, Especial para o Jornal do Carro

22 de mar, 2023 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Porsche Cayenne elétrico
Porsche Cayenne EV poderá ser mais potente e veloz que as atuais versões Turbo S e GTS
Crédito:Porsche/Divulgação

A Porsche confirmou recentemente que os SUVs Macan e Cayenne, atuais campeões de vendas da marca no mundo, terão versões totalmente elétricas dentro de três anos. O primeiro a chegar será o Macan EV, em 2024. Logo depois, a montadora alemã lançará os esportivos da linha 718Cayman e Boxster – em versões alimentadas por baterias. Além disso, a alemã confirmou que vai lançar um SUV elétrico inédito e maior que o Cayenne.

Segundo reportagem da revista inglesa Autocar, o Cayenne EV conviverá, de início, com as atuais opções a gasolina e híbrida plug-in. Ou seja, vai compor o restante da gama atual do modelo. A premissa é de que o SUV seja peça-chave para a fábrica de Stuttgart, então, alcançar o plano de oferecer 80% de veículos elétricos em sua linha até 2030.



cayenne
Cayenne Turbo S Híbrida (Porsche/Divulgação)

Publicidade


Com lançamento previsto para 2026, a Cayenne EV (cujo nome ainda não foi revelado), vai usar a Premium Plataform Electric (PPE) do Macan elétrico e do Audi Q6 E-tron. Isso significa que o SUV irá receber itens como sistema de vetorização de torque, bem como esterçamento das rodas traseiras, o que dará ao carro o desempenho esperado.

Macan EV inicia nova fase elétrica da Porsche

O JC foi na Itália conhecer o GT4 e-Performance, supercarro elétrico da Porsche (Eugênio Brito/Estadão)

Para competir com rivais como o Mercedes-Benz EQS, o futuro Porsche Cayenne elétrico terá baterias poderosas, com capacidade de 100 kWh, assim como no Macan elétrico. Contudo, o SUV grande terá uma aumento na capacidade de carga. Segundo a Autocar, espera-se que essa nova geração de baterias divida o carregamento em duas etapas. Assim, terá recargas mais rápidas em carregadores comuns de 400V, com menor tempo de espera.


O novo Macan elétrico, que chega em 2024, terá potência de 611 cv e torque máximo de 102 mkgf na soma dos dois motores elétricos, instalados um em cada eixo. O conjunto é mais eficiente que o do Taycan, por exemplo. Com isso, espera-se que a versão sirva de base para o Cayenne EV e que seja a mais potente de todas. Inclusive, por causa do tamanho do Cayenne, o conjunto poderá ser mais potente que o das atuais versões esportivas S e GTS.

O Jornal do Carro está no Instagram, confira!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
POLO TRACK PRIMEIRO REVIEW! COMO É O SUCESSOR DO POPULAR GOL

Deixe sua opinião