Poucos carros no mundo são capazes de ultrapassar a barreira dos 100 km/h em menos de dois segundos. O mais recente a conquistar essa façanha é o novo Porsche Taycan Turbo GT, que registrou a marca de 1,89 segundo na aceleração de 0 a 100 km/h na avaliação da revista norte-americana Car and Driver. Foi o primeiro carro testado pela publicação a atingir esse patamar.
Para começo de conversa, quando o controle de largada é acionado, a potência do carro salta dos 787 cv para 1.033 cv. Mas o alemão é capaz ainda de atingir um pico de 1.108 cv por dois segundos. Seguindo os protocolos do teste, o Taycan atingiu a marca de 1,898 segundo, levando em consideração o chamado rollout, no qual o carro rola cerca de 30 cm antes do disparo do cronômetro.
Desse modo, o modelo conseguiu superar até os números divulgados pela marca. De acordo com a Porsche, o 0 a 100 km/h ocorre em 2,2 segundos, ou 2,1 segundos com o pacote opcional de performance Weissach, que deixa o carro 75 kg mais leve. Assim, o Taycan Turbo GT conseguiu superar a marca de rivais elétricos como Lucid Air Sapphire e Tesla Model S Plaid (ambos com 2,1 segundos), além de superar o recorde anterior da Ferrari SF90, de 2 segundos.
Rivais superam o Porsche Taycan
Mas o Taycan Turbo GT não leva todos os louros. Isso porque à medida que a velocidade aumenta, tanto o Model S quanto o Air Sapphire começam a igualar os números. Apesar de o Porsche cumprir o quarto de milha em 9,3 segundos (mesma marca do Lucid e 0,1 segundo mais rápido que o Tesla) a 241 km/h, a partir daí a história muda.
Os dois rivais têm velocidades de saída mais altas no final do quarto de milha. Desse modo, ao atingirem 257 km/h, o Plaid é 0,2 segundo mais rápido que o Taycan, enquanto o Sapphire lidera por 0,7 segundo. Por fim, ao chegar a 274 km/h, o superesportivo da Lucid já está 1,1 segundo à frente do Porsche.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!