Você está lendo...
Novo Taycan Turbo GT é o Porsche mais potente da história; veja fotos
Notícias

Novo Taycan Turbo GT é o Porsche mais potente da história; veja fotos

Sedã esportivo elétrico é o mais potente já fabricado pela Porsche; Taycan Turbo S e Turbo GT ganham incremento significativo na potência

Rodrigo Tavares, especial para o Jornal do Carro

12 de mar, 2024 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Novo Porsche Taycan Turbo GT é o modelo mais potente já feito na marca
Crédito:Porsche/Divulgação

O novo Porsche Taycan Turbo GT é a mais recente novidade da marca, e chega à linha 2024 com uma grande diferença: rende até 1.108 cv de potência (815 kW). O modelo mais potente já produzido pela montadora alemã faz de 0 a 100 km/h em apenas 2,2 segundos, com velocidade máxima de 305 km/h, quando equipado com o pacote Weissach.

Tamanha potência destrona modelos como o 911 GT2 RS (992) e até mesmo o hipercarro híbrido 918 Spyder. Diferente de versões anteriores, o novo Taycan apresenta um spoiler dianteiro com lâminas aerodinâmicas, bem como rodas forjadas de 21 polegadas e saias laterais SportDesign, com partes em fibra de carbono.



Porsche/Divulgação
Porsche/Divulgação

Publicidade


Para melhor desempenho em pista, atrás vai um spoiler adaptativo, que permite uma força descendente de até 485 libras (aprox. 220 kg), por exemplo. Entretanto, a benesse faz parte apenas do pacote Weissach, e nos modelos normais há apenas um pequeno spoiler, do tipo bico de pato, por exemplo.

Porsche/Divulgação
Porsche/Divulgação

Por dentro, o modelo recebeu bancos esportivos ajustáveis em 18 posições e elementos exclusivos. Se o assunto é alívio de peso, o pacote esportivo não brinca em serviço, e elemina até os bancos traseiros. Ao invés disso, o proprietário recebe um pequeno espaço de armazenamento, feito em fibra de carbono, localizado atrás dos bancos da frente. Segundo a marca, isso significa uma economia de 71 kg de peso em relação ao Taycan Turbo, que pesa acima de 2.270 kg.


Novo Porsche Taycan se destaca pela maior potência

Porsche/Divulgação
Porsche/Divulgação

Mas o que realmente importa é a quantidade maior de potência. O Turbo GT usa novos inversores de pulso de 900 amperes, de maior capacidade (o Turbo S usa unidades de 600 amperes). Na potência, o Turbo S de base agora tem 774 cv, e o Turbo GT 789 cv.

Com o pacote Weissach, os números sobem para 1.033 cv no Turbo S, e incríveis 1.108 cv no Turbo GT. Um chamado “modo de ataque” libera 163 cv por 10 segundos, tal como um overboost.


Porsche/Divulgação
Porsche/Divulgação

O pacote esportivo também baixa em um milésimo o 0 a 100 km/h do Turbo GT, feito em 2,1 segundos, enquanto o Turbo S cumpre a tarefa em 2,23 segundos. Vale mencionar que tais números acontecem graças a dois motores elétricos, um em cada eixo, enquanto o normal do mercado são até três unidades.

Nos EUA, o Taycan Turbo GT 2025 já está disponível para encomenda, por US$ 230 mil, ou R$ 1.145.768, em conversão direta, sem contar taxas e fretes. As unidades novas chegam por lá no meio deste ano, e para o Brasil elas chegam no próximo ano. 


O Jornal do Carro também está no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Mercedes-AMG G63 é o jipão dos sonhos para acelerar e ser visto

Deixe sua opinião