A britânica Land Rover começa a vender no Brasil a nova geração de um de seus ícones, o SUV grande Range Rover. O modelo feito na fábrica de Solihull, na Inglaterra, chega às lojas brasileiras em setembro totalmente atualizado, com nova plataforma e versões híbridas a diesel, e com o tradicional motor V8 a gasolina. Dessa forma, o utilitário parte para o luxo extremo e muda de posicionamento, com preços que vão de R$ 1.160.650 até R$ 1.604.170.
Nesta reestreia, o novo Range Rover chega disponível em quatro versões. Contudo, todas podem ter o conjunto híbrido a diesel, que entrega 350 cv de potência e 71,4 mkgf de torque máximo. Bem como o poderoso 4.4 V8 biturbo a gasolina, capaz de gerar 530 cv e torque de 76,5 mkgf. Os dois motores vêm com o câmbio automático de oito marchas e tração integral com ajustes eletrônicos de condução, que incluem reduzida para o off-road.
A marca já confirmou até as futuras opções. Em 2023, o novo Range Rover ganhará conjunto híbrido plug-in que recarrega em tomadas e tem 113 km de autonomia no modo elétrico. Já em 2024, será a vez da versão elétrica, que, então, dará início à ofensiva global de eletrificação da marca. Mas, desde já, o SUV chega com foco total no luxo, e já é o Range Rover mais caro de todos os tempos no País. Ele justifica a escalada social com muito conteúdo.
Preços e versões
Híbrido leve a diesel (D350 MHEV)
- SE – R$ 1.160.650
- Autobiography – R$ 1.270.000
- First Edition – R$ 1.288.550
- SV – R$ 1.546.170
Motor 4.4 V8 biturbo gasolina (P530)
- SE – R$ 1.202.650
- Autobiography – R$ 1.328.000
- First Edition – R$ 1.330.550
- SV – R$ 1.604.170
Cabine de classe executiva
Em abril deste ano, o Jornal do Carro foi até a California acelerar esta quinta geração do Range Rover. Lá, experimentamos toda a gama de versões que acaba de chegar ao Brasil. O SUV de luxo tem, por exemplo, uma nova opção tipo limusine, com entre-eixos alongado e quatro assentos na cabine. Nela, os bancos traseiros reclinam, bem como trazem apoios extras para as pernas, tal como na classe executiva dos aviões.
A Land Rover enfatiza o conceito de “luxo moderno”, e, dessa forma, o Range Rover traz várias inovações. Há poucos botões no painel e tudo é controlado pela tela central de 13,1 polegadas – assim como pelos comandos no volante. Há uma dezena de câmeras de alta resolução, que auxiliam inclusive no off-road, com a tecnologia do “capô transparente”. Uma delas fica no teto, junto à antena do tipo tubarão, e mostra a imagem traseira no retrovisor.
A bordo, para além da riqueza de materiais, com peças em madeira de lei e metal, há vasta tecnologia. Segundo os executivos da marca inglesa, são cerca de 7.000 chips no novo Range Rover que operam inúmeros recursos. A nova multimídia, por exemplo, é conectada e permite ajustar desde coisas básicas, como o ar-condicionado e o som, até a altura da suspensão. Assim, pode ser elevada em dois níveis ou rebaixada para facilitar o embarque.
Motores e desempenho
No mercado brasileiro, o novo Range Rover tem como primeira opção o conjunto híbrido leve D350 MHEV. Este traz um motor 3.0 turbodiesel de seis cilindros em linha que gerar 350 cv e 71,4 mkgf de torque. Ele trabalha combinado a uma bateria/gerador que ajuda a reduzir o consumo. O câmbio é automático de oito marchas.
Mas quem quiser pisar fundo e arrancar mais forte terá de escolher o conjunto P530, com motor 4.4 V8 biturbo a gasolina. Ele gera 530 cv e 76,5 mkgf de torque máximo, combinado ao mesmo câmbio de oito marchas. A tração, claro, é sempre 4×4 e a aceleração de zero a 100 km/h aqui leva 4,6 segundos. Esta versão alcança o valor de R$ 1.604.170 com na configuração SV, que permite alta personalização e tem até peças feitas de cerâmica na cabine.
*Colaborou Diogo de Oliveira.