Renault Duster
cochespias.net/The_Osco

Novo Renault Duster em testes! Flagra mostra SUV com visual do Bigster

Terceira geração do Renault Duster seguirá a cartilha do Bigster e adotará visual mais moderno; SUV terá plataforma e mecânica inéditas

Por Vagner Aquino 17 de mar, 2023 · 5m de leitura.

Publicidade

Ainda em desenvolvimento, a terceira geração do Renault Duster está cada vez mais próxima de chegar ao mercado. Pelo menos é o que sugerem os recentes flagras feitos na Europa. Desta vez, o SUV compacto terá a plataforma modular CMF-B da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, que já prevê até a sua futura eletrificação em versões híbridas.

Com lançamento previsto para 2024 nos mercados europeus, o novo Duster chegará ao Brasil em 2025, onde continuará a ser feito na fábrica da Renault em São José dos Pinhais (PR).

Duster
Novo Duster em testes na Europa (cochespias.net/The_Osco)

Publicidade


Flagras mostram novo Duster em ação

Pelo visto, ao contrário da geração atual (foto abaixo), ainda derivada da plataforma B0 da Dacia, o novo Duster enfim vai trocar até o “esqueleto”. Assim, promete chegar bem mais moderno. A traseira, por exemplo, tem bastante semelhança com o Bigster, SUV médio que será revelado ainda neste ano e estreia na Europa em 2024. Com a proposta de dar um toque off-road, o irmão maior do Duster tem as caixas de roda largas e com linhas quadradas.

Renault Duster turbo SUVs
Atual geração do Renault estreou em 2020 no Brasil (Diogo de Oliveira/Estadão)
Renault Duster
Projeção mostra como deve ficar o novo Duster (Didier RIC/L’argus)

Publicidade


Na traseira, o destaque será o formato das lanternas em “Y” com iluminação de LEDs. Além disso, as colunas traseiras vão marcar bem o estilo de SUV. Acima da tampa do porta-malas, haverá um grande spoiler, mas não se sabe se isso mudará de versão para versão. No mais, o novo Duster tem faróis que formam peça única com a grade. A solução é vista no Bigster, que vai concorrer com SUVs médios como Jeep Compass, VW Taos e Toyota Corolla Cross.

SUV da Renault terá lanternas em formato de “Y” (Didier RIC/L’argus)

Eletrificação

A Renault evidentemente ainda não divulgou qualquer detalhe do novo SUV. Mas especulações apontam que o novo Duster terá o motor 1.2 turbo a gasolina do Renault Austral combinado a um sistema híbrido de 48V e com potência máxima de 130 cv. Além disso, no Brasil, virá com o motor 1.3 turbo flexível (desenvolvido em conjunto com a Mercedes-Benz) que já está disponível nos SUVs Captur e Duster e na picape Oroch.

Publicidade


Da mesma forma, é certo que o Duster terá versões híbridas, inclusive por aqui. Entre as possibilidades estão dois tipos de conjuntos eletrificados. O primeiro tem motores a combustão e elétrico posicionados na dianteira. Já o segundo adiciona um motor elétrico no eixo traseiro, com tração integral (4×4). O plano da Renault – e da Dacia, que também desenvolve o modelo para mercados europeus – é manter a imagem de robustez que o SUV carrega.

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
HYUNDAI CRETA N-LINE NIGHT EDITION TEM MOTOR 2.0 E MIRA O TOYOTA COROLLA CROSS

Publicidade