Você está lendo...
Jovens aumentam procura por carros com câmbio manual
Mercado

Jovens aumentam procura por carros com câmbio manual

Aumento nas vendas de carros com câmbio manual entre jovens é sensível, o que pode fazer com que a oferta de transmissões manuais perdure

Rodrigo Tavares, Especial para o Jornal do Carro

13 de mar, 2023 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

Câmbio manual carros
Apenas 24 modelos ainda contam com câmbio manual no Brasil
Crédito:DIOGO DE OLIVEIRA/ESTADÃO

Carros com câmbio manual se tornaram raridade no mercado global muito em razão do desinteresse do público por essas versões. Entretanto, segundo dados obtidos pelo The Wall Street Journal, o cenário está mudando graças aos jovens. Mesmo que os carros com câmbio manual sejam geralmente mais acessíveis e econômicos, os números apontam que o público geral tem optado por veículos manuais em versões mais completas de equipamentos.



BYD YUAN PLUS: SUV ELÉTRICO TEM PREÇO DE COMPASS A DIESEL E RODA MAIS QUE VOLVO XC40

Assim, jovens e entusiastas automotivos começaram a dar preferência às versões com câmbio manual de determinadas montadoras. Por exemplo, no mercado norte-americano, a Cadillac, marca de luxo da General Motors, recebeu mais pedidos de opções manuais dos sedãs esportivos CTS-4 e CTS-5 Blackwing. Da mesma forma, na Acura, marca de luxo da Honda, um em cada quatro modelos têm câmbio manual, o que representa 70% das reservas.

Publicidade


Entretanto, ainda que os tempos atuais priorizem a eletrificação, empresas como Mazda e Porsche já anunciaram que seus modelos mais vendidos não serão apenas elétricos, o que beneficia o cenário do câmbio manual. Por exemplo, a idade média de compradores do Acura Integra manual varia entre 18 e 46 anos. E para o ícone Mazda Miata, entre 18 e 35 anos.

Ou seja, são pequenos indícios que reforçam a sobrevivência da oferta de câmbio manual no mercado por mais alguns anos. Segundo reportagem do portal The Drive, apesar da oferta cada vez menor, há um público fiel que poderá garantir sua presença nas próximas gerações.

Câmbio manual carros
Além de mais acessíveis, carros manuais costumam ser mais econômicos (Subaru/Tomomi Nakamura)

Câmbio manual pode desaparecer no Brasil

Quem compra carro de entrada certamente quer gastar menos no modelo 0-km. Logo, precisa abrir mão de algumas regalias – como o conforto do câmbio automático. É tanto que mais de 95% dos modelos populares emplacados no Brasil, como Fiat Argo, por exemplo, saem de fábrica com câmbio manual. Mas essa é uma realidade que está mudando rapidamente no Brasil. O hatch da marca italiana ganhou recentemente versão com câmbio automático CVT.

Com a disparada dos preços dos carros novos, cada vez menos brasileiros querem modelos com câmbio manual. Até a picape Fiat Strada, que sempre teve foco no uso no trabalho, já oferece versão automática. Além disso, alguns SUVs compactos simplesmente não têm opção manual. É o caso do Volkswagen T-Cross, que traz transmissão automática de seis marchas desde a versão de entrada Sense, com tabela a partir de R$ 117.300.

O Jornal do Carro está no Instagram, confira!


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
HYUNDAI CRETA N-LINE MIRA TOYOTA COROLLA CROSS NA VERSÃO NIGHT EDITION COM MOTOR 2.0
Deixe sua opinião