O novo Renault Duster chega ao Brasil em 2025. Baseado no conceito Dacia Bigster, o modelo já teve flagras revelados e, com base nisso, sua nova geração já ganhou projeções. O SUV, a princípio, será o segundo produto que sairá das linhas de São José dos Pinhais (PR) sobre a plataforma modular CMF-B, da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi.
Pois, de acordo com reportagem do Autos Segredos, “os flagras recentes da mídia estrangeira indicam que a versão comercial do novo Duster seguirá o visual das patentes reveladas pelo site espanhol Autofácil”. Além disso, ficou claro que a versão de produção do novo Duster terá cinco assentos. A princípio, havia quem apostasse em sete lugares.
Visualmente, o SUV, a exemplo do conceito Dacia Bigster, tem grade e faróis em uma mesma linha. Estes últimos, são iluminados com LEDs. Tem, ainda, para-lamas robustos e molduras plásticas na parte inferior das laterais. A diferença do Duster para o conceito Bigster é a inclusão do vidro menor na coluna “C” – onde vai a maçaneta traseira.
Conforme o Jornal do Carro noticiou recentemente, as projeções do site francês L’argus adiantaram que a terceira geração do Duster terá ares modernos. As lanternas, por exemplo, têm formato de “Y”. A iluminação também é de LEDs.
Novo Duster terá opção híbrida
Com a nova plataforma, a terceira geração do Duster prevê eletrificação. A marca ainda não confirmou, mas espera-se que o SUV tenha versão híbrida. Entre as possibilidades, o motor 1.2 turbo a gasolina do Renault Austral combinado a um conjunto de 48V com potência máxima de 130 cv. Tem ainda outros dois sistemas. Um com motores a combustão e elétrico na dianteira. Outro que adiciona um motor elétrico no eixo traseiro, com tração integral (4×4).
Ademais, segue no portfólio o 1.3 turboflex (desenvolvido em conjunto com a Mercedes-Benz) que já está disponível nos SUVs Captur e Duster e na picape Oroch. Este motor gera 170 cv e torque máximo de 27,5 mkgf a 1.600 rpm em conjunto com o câmbio CVT.
Uma outra opção é, talvez, incluir no Duster o motor 1.0 turboflex do novo SUV compacto, que vai substituir o Stepway e concorrer com modelos como o Fiat Pulse. Por ora, não há especificações técnicas sobre o propulsor, que deverá render 120 cv de potência. Afinal, na Europa, o 1.0 turbo da Renault gera 100 cv e 16,3 mkgf de torque. Contudo, no Brasil, com a tecnologia flex, terá números maiores com o uso de etanol. Resta aguardar.
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