Depois de revelar o visual da terceira geração do Duster (e até o preço), agora a Renault dá detalhes sobre os dados técnicos e mostra o interior do SUV. Apesar das semelhanças com o “gêmeo” da Dacia – a subsidiária romena da montadora francesa – há também algumas diferenças.
Com produção na Turquia, o modelo é baseado na plataforma CMF-B, um dos frutos da aliança Renault-Nissan-Mitsubishi. Mesmo que as motorizações e versões já fossem conhecidas, nem todas as informações estavam disponíveis.
Por exemplo, a autonomia da versão híbrida plug-in E-Tech Full Hybrid. Conforme o site da marca na Turquia, o SUV pode rodar até 980 km com um tanque de combustível no ciclo WLTP. O consumo pode chegar aos 24,5 km/l nessa mesma configuração. Sob o capô o conjunto é formado por um motor 1.6 a gasolina aliado a um elétrico com bateria de 1.2 kWh. Juntos, rendem 140 cv.
Além disso, o Duster E-Tech traz ainda uma tela sensível ao toque de 10,1 polegadas para a central multimídia. Por lá, é possível controlar as funções do carro, além de oferecer conectividade com Apple CarPlay e Android Auto sem fio.
O que mudou no novo Duster?
Além de trocar a plataforma B0 para a mais moderna CMF-B, o Duster mudou consideravelmente seu design, apesar de não perder a identidade. Seu visual remete muito ao conceito Bigster, revelado em 2021. Na dianteira, o nome Renault se destaca em letras maiúsculas. O logotipo da marca não aparece na frente, mas sim apenas na tampa do porta-malas e no miolo das rodas.
Nas medidas, o SUV tem 4,34 metros de comprimento, 1,81 m de largura, 1,66 m de altura e 2,66 m de entre-eixos. O porta-malas leva até 472 litros. Já por dentro, o carro ficou mais tecnológico e moderno.
Fora o híbrido plug-in, o modelo terá outras duas opções de motor. A versão de entrada tem um 1.0 de três cilindros abastecido a gás liquefeito de petróleo (GLP) de 100 cv de potência. A híbrida leve traz um 1.2 de três cilindros com sistema de 48 volts para entregar 130 cv. Tanto a PHEV quanto a MHEV também terão tração 4×4 e cinco cinco modos de condução: Eco, Auto, Neve, Lama e Areia e Off-Road.
Vem para o Brasil?
A terceira geração do SUV deve chegar em algum momento ao Brasil, mas não neste ano – provavelmente apenas em meados de 2025. Isso porque, por aqui, o Duster foi reestilizado recentemente e recebeu o sobrenome Plus. Essa manobra servirá para a Renault dar um fôlego ao modelo antes da chegada da nova geração. Os preços variam de R$ 122.290 a R$ 153.990.
Mas ainda não se sabe qual será o trem de força da configuração vendida aqui, já que nenhuma delas está confirmada para o nosso mercado. Nem se a tração integral será uma opção para os brasileiros. Lembrando que o Duster já teve uma versão 2.0 4×4 por aqui, mas que saiu de linha em 2020.
Na Europa, o Duster 2024 parte de 18.800 euros (pouco mais de R$ 100 mil na atual conversão direta) na versão GLP. As opções híbrida leve TCe 130 e a híbrida 140, entretanto, começam em 21.600 euros (R$ 115 mil) e 25.150 euros (quase R$ 135 mil), respectivamente.
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