Um dos SUVs mais vendidos na Europa, o Renault Duster – que em alguns países do mercado europeu é oferecido como Dacia, o braço romeno da marca francesa – teve sua terceira geração apresentada em novembro. Baseado na plataforma CMF-B, desenvolvida pela aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, o SUV é oferecido com diversas motorizações. Pode ser somente a combustão com gasolina ou gás liquefeito de petróleo (GLP), híbrida leve ou híbrida plena.
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Agora as marcas finalmente anunciaram os preços do novo Duster no Velho Continente. Seu sucesso é justificado pelo bom custo-benefício, característica que deve ser mantida. O modelo custará a partir de 18.800 euros, praticamente R$ 100 mil na atual conversão direta, na versão de entrada. As opções híbrida leve TCe 130 e a híbrida 140, entretanto, começam em 21.600 euros (R$ 115 mil) e 25.150 euros (R$ 135 mil), respectivamente.
São valores bastante competitivos no mercado europeu. E apesar de alguns rivais serem mais baratos, como Hyundai Venue, Kia Soul e Chevrolet Trax, ao levar em consideração taxas de importação e impostos, o Duster acaba saindo mais em conta.
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O que mudou no Duster?
Além de trocar a plataforma B0 para a mais moderna CMF-B, o Duster mudou consideravelmente seu design, apesar de não perder a identidade. Seu visual remete muito ao conceito Bigster, revelado em 2021. Como destaque na dianteira, o nome Renault aparece em letras maiúsculas. O logotipo da marca não aparece na frente, mas sim apenas na tampa do porta-malas e no miolo das rodas.
Nas medidas, o SUV tem 4,34 metros de comprimento, 1,81 m de largura, 1,66 m de altura e 2,66 m de entre-eixos. O porta-malas leva até 472 litros. Por dentro, o carro deverá receber melhorias no acabamento e ficar tecnológico. As imagens não foram reveladas. Mas o padrão deverá ser similar ao da Dacia.
Já entre as opções de motor, a versão de entrada com GLP terá 100 cv de potência. A híbrida leve com sistema de 48 volts entrega 130 cv, enquanto a híbrida plena rende 140 cv. Haverá também configurações com tração 4×4. Mas nenhuma dessas motorizações está confirmada para o Brasil. Nem se a tração integral será uma opção para os brasileiros. Lembrando que o Duster já teve uma versão 2.0 4×4 por aqui, mas que saiu de linha em 2020.
Quando a nova geração chega ao Brasil?
A terceira geração do SUV deve chegar em algum momento ao Brasil, mas não neste ano – provavelmente apenas em meados de 2025. Isso porque, por aqui, o Duster foi reestilizado recentemente e recebeu o sobrenome Plus. Essa manobra servirá para a Renault dar um fôlego ao modelo antes da chegada da nova geração. Os preços variam de R$ 122.290 a R$ 153.990.
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