O novo Santa Fe vai chegar às concessionárias Caoa Hyundai do Brasil nesta semana trazendo bons atributos para chacoalhar o segmento de SUVs de luxo. O modelo sul-coreano trazido pela Caoa, importadora oficial da Hyundai no País, foi totalmente renovado e será oferecido exclusivamente em versão para sete pessoas. O preço ficará em torno de R$ 300 mil.
O visual do Santa Fe ficou alinhado à nova linguagem de estilo da Hyundai. Na frente, destacam-se os faróis afilados (separados do conjunto auxiliar) e a grade com formato de colmeia. Atrás, chamam a atenção as lanternas, para-choque e spoiler redesenhados. Nas laterais as linhas ganharam aspecto mais “musculoso” e as rodas de liga leve de 19″ têm desenho exclusivo.
O novo Hyundai Santa Fe chama a atenção pela ampla lista de itens de série. Entre os destaques está o farol inteligente. O sistema adapta o facho de iluminação automaticamente para não atrapalhar os motoristas que vêm no sentido oposto ao do SUV.
Também no quesito segurança há sistema de frenagem de emergência e controles eletrônicos de tração e estabilidade. Sensores de obstáculos na dianteiro e traseira, detector de ponto cego, assistente de arrancada em rampa e controle de velocidade em descidas são outros destaques.
O novo Hyundai Santa Fe traz controle do sistema de freios em curvas. Entre os itens voltados ao conforto e conveniência está a central multimídia com tela de 8 polegadas sensível ao toque.
O dispositivo é compatível com celulares com sistema operacional Android Auto e Apple CarPlay. Há também carregador de smartphone sem fio e câmeras de 360°.
O sistema de som é da marca norte-americana Infinity. Há cinco alto-falantes e dois tweeters na dianteira, além de subwoofer e amplificador.
Outros itens importantes do novo Santa Fe são teto solar panorâmico, abertura das portas por aproximação e partida por botão (não requerem o uso da chave) e ar-condicionado digital. O painel de instrumentos traz tela de TFT de 7 polegadas.
Mais espaço no novo Santa Fe
O novo Santa Fe vem ao Brasil exclusivamente com dois assentos na terceira fileira. Mesmo com todos os bancos em uso, a capacidade do porta-malas é boa: 328 litros. Para comparação, o do Jeep Renegade Trailhawk tem 273 litros e o do Honda HR-V Touring, 393 litros.
Nesta quarta geração, o Hyundai Santa Fe cresceu. Com 4,77 metros, está 8 centímetros mais comprido. O entre-eixos foi ampliado em 6 centímetros e agora é de 2,76 metros.
LEIA TAMBÉM
- Tudo sobre o Caoa Chery Tiggo 8, que chega em 2020
- Análise: Onix Plus já está encurralando Prisma e Virtus
- Nova geração do Peugeot 208 estará no País em abril
Com isso, o espaço para as pernas dos passageiros da segunda fila foi ampliado. Além disso, o assoalho foi rebaixado e os bancos dessa fileira ganharam rebatimento automático por um toque.
O SUV traz ainda mudanças feitas para melhorar a ergonomia. Houve diminuição dos porta-copos laterais, para dar mais espaço às pernas dos passageiros dos bancos da frente.
A tela da central multimídia ganhou nova inclinação, para ajustar o brilho e permitir melhorar a visualização. O porta-copos foi reposicionado, para ficar mais fácil de acessar do que o do Santa Fe da quarta geração.
Mecânica do novo Santa Fe
O SUV de luxo traz motor 3.5 V6 a gasolina, que substitui o 3.3, também de seis cilindros, do Santa Fe anterior. Agora, são 280 cv de potência, 10 cv a mais que “antigo”.
O torque é de 34,3 mkgf a 5.000 rpm. O ganho ante o 3.3 é de 1,7 mkgf. O câmbio automático de seis marchas deu lugar a uma nova caixa, de oito velocidades. O novo Santa Fe traz sistema de tração 4×4 por demanda.
O novo Hyundai Santa tem garantia total de cinco anos, sem limite de quilometragem. Durante os primeiros 12 meses há serviço de assistência 24 horas, com cobertura feita pela Caoa em
todo o País.
Vídeo da semana: Audi e-tron em detalhes – com Lucas Di Grassi
História do Hyundai Santa Fe
O Hyundai Santa Fe foi lançado na Coreia do Sul em 2001. O nome do SUV, feito com foco no mercado dos EUA, é alusivo à capita do Estado norte-americano do Novo México.
O SUV médio utiliza a mesma plataforma do sedã Sonata. Embora tenha recebido críticas por causa do visual um tanto controverso para a época, o Santa Fe virou sucesso de vendas nos EUA.
O modelo contribuiu de forma decisiva para o programa de expansão de vendas da Hyundai fora da Coreia do Sul. O SUV chegou ao Brasil em 2005 e logo se tornou objeto de desejo.
A segunda geração, de 2008, conquistou lugar no ranking dos dez melhores carros vendidos nos EUA naquele ano. A lista é produzida anualmente pela publicação Consumer Reports.
Na terceira geração, de 2012, o Santa Fe passou a ser oferecido também em versão para sete pessoas. Com a chegada da nova opção, a Hyundai deixou de produzir o Veracruz,
A quarta (e atual) geração foi lançada no ano passado. Nas concessionárias Caoa Hyundai do Brasil ainda há unidades da terceira geração do Santa Fe. O SUV “antigo” tem preço sugerido a partir de R$ 184.900.
Propaganda suspensa
Entre as curiosidades sobre o Hyundai Santa Fe, o Advertising Standards Bureau, órgão que fiscaliza a publicidade na Austrália, proibiu a veiculação de um anúncio do SUV pelas emissoras de TV do país em 2007. O filme, batizado de “RestLess” (Inquieto) mostrava um bebê que fugia do berço e saia guiando o modelo sul-coreano.
O filme mostra o menino dando carona a uma menina (também bebê). De acordo com as autoridades australianas, o anúncio fazia apologia à prática de direção ilegal (por uma criança). Além disso, como os dois não usavam cadeirinhas, mas cintos convencionais, o Advertising Standards Bureau considerou que o vídeo desrespeitava as normas para publicidade de veículos.
Confira a propaganda abaixo: