A General Motors já começou o desenvolvimento do seu futuro SUV de entrada no Brasil. O novo modelo – ainda sem nome – será feito em Gravataí, no Rio Grande do Sul, na fábrica que produz o Chevrolet Onix e o sedã Onix Plus. Para isso, a GM vai investir R$ 1,2 bilhão na planta como parte dos R$ 7 bilhões que serão aplicados no País até 2028.
No anúncio, a montadora não detalhou o novo carro. Entretanto, o presidente da GM do Brasil, Santiago Chamorro, falou ao Jornal do Carro pílulas sobre o futuro SUV. “Ele vem da plataforma GEM, que faz parte da família do Onix e Onix Plus. E vai complementar o portfólio da Tracker e da Montana, em um segmento onde hoje nós não estamos”, resumiu.
Ou seja, o novo modelo disputará vendas com Fiat Pulse e Renault Kardian. E com o futuro SUV de entrada da Volkswagen, que está em testes (veja o flagra). Assim, o cronograma previsto é o seguinte: neste semestre, a GM prepara a fábrica de Gravataí para produzir os novos Onix e Onix Plus, que chegam logo no início de 2025; em seguida, faz a reestilização do Tracker para, então, iniciar o processo de finalização do novo modelo.
SUV do Chevrolet Onix será “mini Tracker”
O “Projeto Carbon”, revelado pelo Autos Segredos, terá a dianteira, a traseira e o interior diferentes dos da linha Onix. Por exemplo, o SUV terá capô mais alto e novos painel frontal e para-lamas, para ter um visual mais robusto. Já o desenho terá a nova identidade visual da marca, com os faróis divididos e as luzes diurnas de LEDs na parte superior.
A plataforma é a GEM, também usada por Montana e Tracker, que são feitos em São Caetano do Sul (SP). Mas a base do SUV será o monobloco do Onix hatch, com estampagem diferente de portas para distanciar os modelos. Por fim, a arquitetura terá eletrificação. Ainda não há detalhes técnicos do sistema, porém o novo SUV virá com tecnologia híbrida flex.
Por dentro, forrações e painéis serão exclusivos do novo modelo, que também contará com o quadro de instrumentos digital integrado ao multimídia. Nas dimensões, o SUV manterá as medidas do hatch, com 1,73 metros de largura e entre-eixos de 2,55 metros. Entretanto, a altura será maior, por conta da suspensão, assim como o comprimento.
Novo Tracker vai estrear sistema híbrido da GM
O novo SUV de entrada ficará, portanto, abaixo do Tracker na gama. O que leva a crer que o modelo terá preços na mesma faixa dos rivais Pulse e Kardian, entre R$ 110 mil e R$ 130 mil. Para isso, o futuro carro terá o mesmo conjunto mecânico da linha Onix. Ou seja, motor 1.0 turboflex, que gera 116 cv de potência e 16,3 mkgf de torque máximo com gasolina – ou 16,8 mkgf com etanol.
Mas, com os novos limites de emissões (Proconve L8) que entrarão em vigor em 2025, o motor 1.0 ganhará atualização. E deve ganhar sistema de injeção direta de gasolina, bem como a tecnologia híbrida. Assim, Onix e Onix Plus ganharão reestilização em 2025 já com as mudanças mecânicas. E a tecnologia híbrida deve estrear com o novo Tracker dentro de um ano.
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