Na última sexta-feira (10), a Tesla apresentou o facelift do Model Y, que ganhou a denominação “Juniper”. E a China foi o país escolhido para a revelação do modelo de cara nova, em detrimento até de sua terra natal, os EUA. Com vendas recordes no ano passado (657 mil emplacamentos e crescimento de 8,8%, segundo a Reuters), o país asiático se tornou o segundo maior mercado da marca no mundo. Isso depois de enfrentar uma queda em 2023.
A aposta não foi em vão. De acordo com um blogueiro chinês, nada menos que 50 mil reservas do Model Y Juniper foram feitas nas 300 concessionárias que a Tesla tem no país. Além disso, conforme depoimento de um vendedor de uma das lojas, mesmo que o cliente faça o pagamento do sinal e entre na fila, só receberá o carro entre abril e maio. E nem o bom desconto dado na versão antiga do SUV inibiu os compradores que optaram pelo modelo renovado.
Duas configurações estão disponíveis no mercado chinês: RWD, com tração traseira, e AWD Long Range, com tração integral e autonomia estendida. O primeiro custa 263.500 yuan (cerca de R$ 219 mil na conversão direta), enquanto o segundo sai por 303.500 yuan (R$ 252 mil).
Como é o Tesla Model Y Juniper
SUV elétrico mais vendido do mundo, o Model Y recebeu novos faróis e lanternas, para-choques redesenhados e coeficiente de arrasto menor (de 0,23 para 0,22). Além disso, a tela da central multimídia ficou maior (de 15” para 15,4”), o painel foi reestilizado, os bancos receberam novo design, o sistema de som traz agora alto-falantes escondidos e há uma nova tela de 8” para os passageiros de trás.
Na parte mecânica, a autonomia aumentou e o carro tem novo tratamento acústico, direção mais responsiva e suspensão recalibrada. As mudanças na aerodinâmica deixaram ainda o SUV ligeiramente mais rápido, apesar da redução na velocidade máxima. Por fim, o modelo pode receber o mais recente pacote de tecnologias semiautônomas da marca, mas como opcional.
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